Deputada Lohanna defende valorização das Universidades Estaduais e Assistência Estudantil durante Assembleia de Minas
A deputada Lohanna (PV) participou de uma reunião na Cidade Administrativa nesta segunda-feira (11/09). Estava acompanhada da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) durante uma sessão da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas. Durante a reunião, discutiram temas como a valorização dos servidores, a realização de concursos públicos e a assistência estudantil.
Durante o encontro, a deputada fez uma declaração enfática em relação à situação dos restaurantes universitários nas instituições de ensino estaduais. Ela também manifestou sua firme disposição de enviar emendas parlamentares para apoiar a construção desses restaurantes. Além disso, a deputada sublinhou a importância de garantir subsídios do Governo de Minas para cobrir os custos com alimentação dos estudantes.
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
“Queremos o compromisso de ter a rubrica e a UEMG tem que receber um orçamento para bancar isso, porque senão corremos o risco de ficar igual a UEMG de Passos, que vendia comida a preço de restaurante, o que não atende aos estudantes que estão com dificuldade de permanência na universidade”, afirmou Lohanna.
De acordo com a Deputada, a Seplag agendou uma reunião para setembro, junto da Secretaria de Estado de Educação, para análise do custo do subsídio. Principalmente, a proposta é aplicar o subsídio nas maiores unidades, que têm uma demanda maior de estudantes que necessitam de assistência alimentar.
União para Construir Soluções Viáveis
Além disso, a deputada mencionou que está em contato com a reitoria da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) e da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey) para obter informações sobre os modelos de custeio atuais dessas instituições. Esses dados serão apresentados ao Governo de Minas como parte do esforço para buscar soluções viáveis. “Apresentaremos ao Estado uma situação, um modelo para começar e criando um subsídio para isso, vamos trabalhar para a construção do restaurante universitário em todas as unidades. Esperamos que o Estado se comprometa.” destacou Lohanna.
Também participaram da reunião os deputados Cássio Soares (PSD), Beatriz Cerqueira (PT), a reitora da UEMG Lavínia Rosa; a Secretaria de Planejamento, Luísa Barreto; a subsecretaria de gestão de pessoas da SEPLAG, Kennya Kreppel e representantes das associações dos docentes ADUNIMONTES e ADUEMG.