Amanda Quintiliano
As emendas indicadas pelos deputados federais, Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins (PSD) soaram como alento para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os R$ 3 milhões prometidos pelos parlamentares coloca a casa em ordem, mas não resolve o problema se o Estado continuar atrasando o custeio mensal. Para forçar, o governador, Fernando Pimentel a pagar o que deve, o deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS) quer trancar a pauta de projetos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A ideia surgiu a partir do grupo “Ação Política de Divinópolis” que fez a mesma sugestão aos vereadores na semana passada. Para apoiar Tolentino, eles irão iniciar um movimento online para que outros deputados comprem a briga e o ajude no trancamento da pauta.
Ao PORTAL, o deputado estadual falou que entrará com requerimento de inversão de pauta. Assim ele ganha mais tempo em pronunciamentos e protela a votação de projetos.
“As vezes, eu sozinho, consigo pouco tempo. O bom é se todos os deputados da região aderirem. Assim a gente consegue protelar por um, três dias a votação porque os deputados cansam de esperar e desistem de votar no dia”, explicou.
Tolentino já tem o apoio de outros dois deputados apesar de não serem da região, Sargento Rodrigues (PDT) e Alencar da Silveira (PDT).
A região tem três deputados mais votados, Tiago Ulisses (PV), Inácio Franco (PV) e Fábio Avelar (Avante). O movimento online que pressiona-los a também a protelarem as votações.
Tolentino disse que irá estudar o melhor momento para pedir a inversão de pauta. A ideia é que sejam, por exemplo, na votação de projetos importantes para o governo, como o da Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Precisamos dar um recado para o governador. Isso não é um ato individual, é um ato coletivo. Estamos falando da UPA e não de emendas”, afirmou.