Houve a limpeza do local, mas mais lixos foram jogados na área (Foto: Divulgação/PMI)

Houve a limpeza do local, mas mais lixos foram jogados na área (Foto: Divulgação/PMI)

A falta de conscientização da população quanto aos cuidados com a cidade surte efeitos diretos no que aparentemente é um descaso do poder público, mas não é. Prova disso são as limpezas realizadas constantemente para recolher os entulhos descartados indevidamente nas ruas e que precisam ser realizadas novamente, em um curto espaço de tempo. Na maioria das vezes para esse entulho ser recolhido, é necessário mudar totalmente um cronograma de limpeza e algumas regiões ficam prejudicados pelo atraso que isso causa.

 

Há menos de um mês a Prefeitura de Itaúna realizou a limpeza nas imediações do Parque Sindimei, atrás do Colégio Educare, no bairro Piedade. Foram três dias de trabalho e 15 caminhões de entulho retirados, e hoje esse serviço parece não ter sido realizado. Isso por que o lixo está novamente ocupando a rua, em uma quantidade ainda maior.

 

Ações como essa são prejudiciais a própria sociedade e podem gerar danos maiores do que a poluição. O risco de acúmulo de água, em caso de chuva, pode gerar a proliferação da dengue na região. Além do surgimento de animais peçonhentos.

 

Muitas reclamações são feitas constantemente quanto a manutenção da limpeza da cidade, mas se a população não cooperar o resultado não será o esperado. O Diretor da Divisão de Limpeza, Francisco de Assis coloca essa situação como um descaso com o próprio serviço prestado.

 

“Não é jogando lixo nas ruas que a população verá a cidade limpa, e isso é bem óbvio para as pessoas continuarem com ações como essa. Está na hora de pensar um pouco mais na nossa cidade como um espaço coletivo, que merece cuidado. Quando uma pessoa pensar em jogar lixo na rua ela deve se perguntar se faria o mesmo em casa, e sabemos que a resposta seria não”, disse.