Crianças serão levadas para o CSSJD em Divinópolis (Foto: Divulgação/CSSJD)

Há preocupação com possível fechamento em larga escala de leitos e serviços dos SUS

O Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis (MG), realizará nesta segunda-feira (23/5), às 12h, no estacionamento da unidade de saúde, uma ação de apoio ao Movimento Nacional pela Sustentabilidade dos Filantrópicos, pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (FEDERASSANTAS).

O objetivo da ação é chamar a atenção da população, imprensa e autoridades sobre a situação crônica de descaso do Poder Público quanto ao custeio dos hospitais e os reflexos econômicos da pandemia, que resultaram na maior crise destas instituições com graves consequências para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante desta grave situação, o setor exige providências para que o atendimento ao SUS continue com qualidade e segurança.

O ato

No Complexo de Saúde São João de Deus, um ato simbólico será realizado às 11h45, com um “abraço” à instituição, realizada pelos colaboradores, no estacionamento do CSSJD.

Além do “abraço”, serão afixados cartazes com dados que representam a crítica situação financeira das instituições filantrópicas e simbolizam a preocupação quanto ao possível fechamento em larga escala de leitos e serviços que ofertados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Destaca-se que ação realizada não será apenas em prol do Complexo de Saúde São João de Deus, mas de todos os hospitais que fazem parte da rede filantrópica, tendo como objetivo unir todos para salvar as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais e do Brasil.