Descontos ilegais: veja como consultar no Meu INSS.

Minas Gerais
Por -13/05/2025, às 13H43maio 13th, 2025
Foto: Marcello Casal Jr/ Ag. Brasil

Notificações são enviadas pelo aplicativo Meu INSS. Reembolso pode ser solicitado em caso de cobrança indevida.

A partir desta terça-feira (13/05), o INSS começou a enviar mensagens para aposentados e pensionistas. Essas notificações alertam sobre descontos feitos por associações nos benefícios. O envio acontece exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.

Aplicativo permite acesso fácil

Para acessar a notificação, o usuário deve baixar o aplicativo Meu INSS, disponível nas lojas Google Play e App Store. Em seguida, é necessário criar uma conta usando o CPF. Essa mesma senha também dá acesso a outros serviços públicos no sistema Gov.br.

Além disso, o segurado pode entrar pelo aplicativo usando o internet banking. Basta escolher a opção “Entrar com seu banco” na tela inicial.

Logo após o login, o usuário deve tocar no ícone do sininho, no canto superior direito. Depois, é preciso acessar “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações”.

Dois tipos de mensagens são enviados

O INSS definiu dois tipos de mensagens. A primeira informa que não houve desconto. Nesse caso, o texto aparece assim:

“Fique tranquilo, nenhum desconto feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”

A segunda mensagem aparece quando o sistema identifica desconto. Nesse caso, o texto é o seguinte:

“Aviso importante para você: identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

Consulta e devolução

A partir de quarta-feira (14/05), o beneficiário já pode consultar o nome da entidade que realizou o desconto. Para isso, ele deve usar a opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo.

Em seguida, o segurado deve informar se autorizou o desconto. Caso não tenha autorizado, ele já pode pedir a devolução do valor. O pedido feito diretamente pelo app, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135.

Além disso, o INSS vai divulgar um passo a passo com orientações para facilitar o processo.

INSS alerta sobre tentativas de golpe

Como forma de proteção, o INSS avisa que não entra em contato com o beneficiário por telefone ou SMS. O aviso sobre os descontos aparece somente pelo aplicativo Meu INSS.

Para tirar dúvidas ou resolver dificuldades no acesso, o aposentado pode ligar para a Central 135. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os horários com menos espera costumam ser após as 16h e aos sábados.

Por fim, o instituto recomenda que os segurados acessem apenas os canais oficiais, como o site gov.br/inss e as redes sociais do INSS.