Diego Henrique 

Um detento da Penitenciária de Formiga conquistou o terceiro lugar na última edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O rapaz de 25 acaba de receber a medalha de bronze pela sua participação e teve a sua vaga garantida para a segunda etapa da prova que acontece este ano.

detento-conquista-terceiro-lugar-2Esta foi à primeira vez em que um aluno da Escola Estadual Professora Maria Aparecida de Rezende que funciona dentro da unidade prisional conquista uma medalha nessa competição.

Diego Henrique da Silva Alves cursa o 3º período dos anos finais do ensino fundamental. O jovem abandonou os estudos na adolescência e depois de adulto cometeu um crime, foi preso e condenado. Foi na penitenciária que ele voltou a estudar.

O superintendente regional de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Ricardo Medeiros, viajou de Passos a Formiga especialmente para entregar a medalha e o certificado a Diego na penitenciária.

“É importante para nós ver que dentro de uma penitenciária a educação está sendo levada a sério. E educação é um direito de todos. No contato que tive com o Diego, percebi que ele enxergou na participação na Obmep e na premiação um projeto de vida futuro, fora da penitenciária. Isso expressa bem à importância da escola”, disse Ricardo

Ensino

Inaugurada em 2008, no segundo ano de funcionamento da Penitenciária de Formiga, a Escola Estadual Professora Maria Aparecida Costa de Rezende tem 27 funcionários e 219 presos frequentes às aulas, sendo 24 no ensino médio.