A equipe itinerante do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de Divinópolis está realizando uma ação especial contra HIV, Sífilis, Hepatite B e C com os detentos da Unidade Prisional Floramar. As ações tiveram início na última sexta-feira (03) e 100 detentos foram beneficiados.
A expectativa é de que 600 detentos sejam beneficiados com as ações que visam promover atividades educativas e preventivas, alertando a população carcerária da cidade sobre dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis.
Os trabalhos serão realizados todas as sextas-feiras do mês de outubro, de 8h às 17h. Duas equipes compostas por enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos fazem parte da ação itinerante.
O exame consiste na realização de acolhimento, entrevista para recebimento de informações importantes e aplicação do teste rápido com duração de cerca de 30 minutos entre o pré-teste (questionário de hábitos respondido pelo paciente) e o resultado. A retirada do sangue é feita apenas com uma gota colhida no dedo do paciente, suficiente para todos os testes.
O resultado é entregue de maneira sigilosa e individual. Em casos de confirmação, será feito um agendamento com a escolta da Floramar, para que o mesmo possa fazer o exame confirmatório.