O programa foi lançado pelo governador (Foto: Manoes Marques/Imprensa MG)
O programa foi lançado pelo governador (Foto: Manoes Marques/Imprensa MG)

O programa foi lançado pelo governador (Foto: Manoes Marques/Imprensa MG)

O governador Fernando Pimentel, lançou durante a comemoração do Dia da Indústria 2015, em Belo Horizonte, uma ação para renovar e fortalecer a indústria mineira: o Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais. Divinópolis deverá ter os dois incluídos na lista, tanto o Jovelino Rabelo, no Bairro Icaraí, e o Antônio Martins Guimarães, em Santo Antônio dos Campos (Ermida).

O plano foi desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O programa tem como principal objetivo alavancar o desenvolvimento industrial no estado, tornando Minas Gerais cada vez mais atrativa para as indústrias. Entre as estratégias do plano estão a organização da infraestrutura de ponta, o aumento da atratividade dos DIs em relação ao mercado e a promoção da competitividade industrial, estruturando um ambiente de cooperação.

“Assinamos, aqui, um acordo com a Fiemg e o Sebrae para fazer um diagnóstico e começar um programa de modernização dos distritos industriais. Minas possui 53 distritos industriais e não conhecemos a real situação deles”, ressaltou o governador em seu discurso.

Etapas

Antes de iniciar as obras será feito um mapeamento e estudos dos 53 distritos industriais. O programa deverá ser executado a partir de junho deste ano. Até novembro, estão previstas a entrega das ações referentes ao sistema de gestão patrimonial e ao mapeamento das empresas.

A partir de fevereiro de 2016 deverão ser desenvolvidos os planos diretores dos distritos selecionados. O programa seguirá até 2018, durante toda a atual gestão de Governo, que vem valorizando a integração, a parceria e a regionalização, na busca do desenvolvimento socioeconômico.