Os jovens mudaram para Divinópolis em busca de oportunidades e planejam permanecer na cidade, onde encontraram um equilíbrio entre perspectivas e qualidade de vida
Suelen Rayane Santos Carvalho, de 27 anos, deixou família e amigos em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas, em busca de um sonho: estudar Farmácia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em Divinópolis. Ela chegou à cidade em agosto de 2014 e se formou em dezembro de 2019. Decidiu permanecer no município polo da região, onde viu muitas oportunidades em sua área de atuação.
Em 2024, ela completará 10 anos na cidade. Suelen é apenas um dos exemplos de quem, ao longo dos 112 anos de emancipação política e história, viram em Divinópolis oportunidades.
“Sempre sinto falta da família e dos amigos, mas de tempos em tempos vou para Piumhi ou meus pais vêm aqui quando podem. Hoje, a tecnologia ajuda bastante para manter esse contato por ligação ou vídeo”.
Estudos em Divinópolis
Ela explicou sua escolha pela UFSJ: “Na verdade, eu escolhi a faculdade, UFSJ, e o campus de Farmácia aqui em Divinópolis. O que foi muito bom, porque é uma cidade não tão longe de Piumhi, e eu sinto que aqui é aquela típica cidade grande com alma de interior”.
Suelen observou as melhorias que vivenciou na cidade: “Desde quando cheguei em Divinópolis, muita coisa melhorou. Sempre morei nos bairros próximos à faculdade, e de 2014 para cá houve uma melhora e tanto. Lembro de ir para a faculdade morrendo de medo de ser assaltada, e hoje vejo as pessoas caminhando à noite aqui, tranquilas e sem preocupação”.
Ela acrescentou: “A segurança melhorou, a infraestrutura dos bairros, lugares para se divertir, enfim, muita coisa evoluiu, e acredito que nos próximos anos será melhor ainda, pois ainda há muito o que melhorar”.
Por fim, Suelen deixou um recado sobre a cidade: “Gosto muito de Divinópolis, provavelmente não volto para a cidade onde meus pais vivem, e quero muito construir minha família aqui. Como eu disse, aqui você encontra de tudo, é uma cidade grande mas que tem aquele ar de interior. As pessoas ainda se encontram para tomar café, vejo as crianças brincando na porta de casa aqui perto de onde moro, gosto disso. É um lugar tranquilo e gostoso para se viver”.
Divinópolis 112 anos
E para finalizar deixou os parabéns para Divinópolis que completa 112 anos neste sábado: “Parabéns Divinópolis, uma cidade que me abraçou e me acolheu tão bem. Que venham anos e mais anos de progresso e crescimento nas universidades, nos empregos e na qualidade de vida de todos”.
Rafael e as oportunidades em Divinópolis
Rafael de Carvalho, de 31 anos, natural de Pompéu, também escolheu Divinópolis para morar. De acordo com ele, aos 21 anos, em 2014, decidiu se mudar para o município em busca de oportunidades de trabalho.
“Vim para Divinópolis há mais ou menos 10 anos para morar definitivamente. Já conhecia a cidade e me identifiquei muito devido às oportunidades tanto de emprego quanto de estudos por aqui”, disse ele.
Objetivos e acolhimento no município
Atualmente, Rafael trabalha em uma imobiliária como Analista de contratos imobiliários e está concluindo um curso técnico em Logística, com formatura prevista para outubro deste ano. Ele expressou seu amor pela cidade:
“Divinópolis é uma cidade referência no Centro-Oeste mineiro e tem tudo por aqui. Quero conquistar meus objetivos e continuar morando aqui, uma cidade que tanto amo e me acolheu com muito carinho. Fiz amigos e trabalho em um lugar que gosto bastante, o clima de Divinópolis é muito acolhedor”.
Expectativas futuras
Rafael também compartilhou suas expectativas para o futuro da cidade.
“A respeito do futuro, espero o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, a preservação do meio ambiente, a promoção da inclusão social e a inovação em infraestrutura e serviços públicos”. Ele destacou: “Além disso, espero que os órgãos responsáveis busquem soluções para desafios como mobilidade urbana, segurança, acesso à saúde e educação, e que promovam espaços de convivência e cultura”.
Crescimento e participação da população
Por fim, Rafael deixou uma mensagem para os moradores: “O planejamento urbano eficaz e a participação dos cidadãos são fundamentais para garantir que a cidade possa crescer de forma equitativa, sustentável e resiliente, atendendo às necessidades presentes e futuras de seus habitantes”.
- Acidente deixa três homens feridos em Itaúna
- Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, retorna com voos comerciais nesta segunda (11)
- Polícia Militar reforça segurança na capital mineira neste domingo (10)
- Novo conjunto habitacional será construído em Divinópolis, beneficiando 112 famílias
- Divinópolis está no campo de alerta para chuvas intensas durantes fim de semana
Ele deixou os parabéns à cidade: “Parabéns Divinópolis. Há 10 anos que estou morando aqui e querendo permanecer por muitos anos nessa cidade maravilhosa que me acolheu tão bem em todos os sentidos. Quero ver o município crescendo e sendo uma referência nos estudos, na indústria, no mercado da moda e com oportunidade de emprego para todos”.