Skip to main content

Divinópolis abre cadastro para vacinar adolescentes

By 14/09/2021setembro 15th, 2021Gerais, Últimas Notícias

A expectativa é de que a vacinação do público de 12 a 17 anos prioritário seja concluída até segunda-feira

Divinópolis abriu o cadastro para vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, comorbidades, síndrome de down, grávidas, puérperas, lactantes com filhos de até 6 meses. O cadastro já disponível no site prefeitura (www.divinópolis.mg.gov.br) e no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19.

O município recebeu 4.824 doses da Pfizer.
 
A vacinação deste público acontecerá, de quarta-feira (15/9) a segunda-feira (20/9). A previsão é de que este público seja composto por 3 mil adolescentes. A aplicação da vacina acontecerá em sistema de drive thru no Centro Administrativo e no Pátio da Emop/Prefeitura, localizado na rua José Balbino Pereira nº 171 no bairro Espírito Santo.

Junto com o cadastro sairá uma auto declaração que os pais e/ou responsáveis devem informar a condição do adolescente. Além da declaração é obrigatório que, no dia da vacinação, seja apresentado também algum documento que comprove a condição especial como carteira de passe livre, cartão de BPC, matrícula em unidade de ensino especial (exemplo Apae), receita médica, dentre outros. 

É fundamental que o adolescente apresente o Cartão SUS, Cartão da Unidade de Saúde e a Caderneta de Vacinação. A falta de qualquer um destes documentos, impossibilitará a vacinação. É essencial a presença de um adulto acompanhando o adolescente para que a vacinação possa ser realizada. Não é necessário que seja o mesmo adulto que assinou a declaração.

Importante lembrar a todos que, de acordo com o artigo 299 do Código Penal, é crime “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.  A prestação de informação falsa em documento público tem pena de prisão de 2 a 5 anos.

Adolescentes sem comorbidades

A expectativa é de que a vacinação dos adolescentes prioritários seja concluída até segunda-feira (20/9). Após o atendimento deste público, o cadastro de vacinação abrirá para adolescentes por idade, começando pelos adolescentes com 17 anos.

Dose de Reforço

Para a aplicação de dose reforço em idosos o município de Divinópolis informa que ainda não recebeu imunizantes para este público.

Responsabilidade do município

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) informou que o Ministério da Saúde não disponibilizou doses para a vacinação dos adolescentes e dose de reforço em pessoas com 70 anos ou mais de idade.

“E por isso os municípios que iniciarem a vacinação terão que administrar sua disponibilidade de doses e informar para a população”, informou.

A SES ainda disse que a forma de operacionalizar a campanha de vacinação, bem como de traçar estratégias que contemplem grupos prioritários, são responsabilidades dos municípios, seguindo os grupos prioritários preconizados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-1.

“A SES/MG segue as diretrizes do Ministério da Saúde para repassar as doses de vacinas contra COVID-19 de forma proporcional e equânime a todos os 853 municípios do estado”, afirmou.

A definição dos grupos elencados para a vacinação e os respectivos quantitativos de doses destinados para as prefeituras atendem às diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, do Ministério da Saúde (MS).

“A cada envio de doses, o Ministério da Saúde estabelece um Informe Técnico com a quantidade de imunizantes disponibilizados para cada estado, incluindo as estimativas populacionais das cidades e dos grupos prioritários que serão atendidos. É importante ressaltar que o percentual de doses para as prefeituras é definido de acordo com cada grupo prioritário elencado para vacinação — e não segundo a população total do município, apenas”, finalizou.