Skip to main content

Divinópolis adere ao projeto nacional de saúde bucal

By 01/09/2022Saúde

Iniciativa tem por objetivo identificar as doenças bucais mais prevalentes, além de avaliar o impacto desses agravos na qualidade de vida 

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a adesão do município ao projeto SB Brasil, que é o maior levantamento de saúde bucal do país. Ele tem por objetivo identificar as doenças bucais mais prevalentes na população, dentre elas a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, além de avaliar o impacto desses agravos na qualidade de vida dos brasileiros.  

A pesquisa ocorrerá a nível nacional e contará com a participação de 422 municípios brasileiros, dentre eles, Divinópolis. A adesão por parte do município justifica-se diante da relevância e importância desse levantamento para o planejamento de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

A coleta de dados do município será realizada por uma equipe composta por um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal e um agente comunitário de saúde, esses profissionais atuam na atenção primária a saúde de Divinópolis e foram treinados para participarem da pesquisa. 

A equipe visitará os domicílios selecionados pelo estudo, realizando exames bucais e aplicando questionários para avaliar a condição socioeconômica, o acesso e utilização de serviços odontológicos, entre outras informações.  A previsão para o início das coletas é na segunda semana de setembro e durará em média 10 dias.

De acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde, Daniela Vasconcelos, participar desta pesquisa tem grande importância. “Participar de uma pesquisa tão grandiosa é um marco para Divinópolis! Através dela será possível conhecer o cenário da condição de saúde bucal da população e traçar estratégias compatíveis com os principais problemas identificados, além de subsidiar o planejamento de políticas públicas voltadas às melhorias da saúde bucal dos divinopolitanos”, destacou.