Diego Henrique
Especial para o Portal Centro-Oeste
A construção do Hospital Público Regional Divino Espírito Santo em Divinópolis que terá como exclusividade o atendimento aos usuários do SUS, teve início em 2010 com a previsão inicial de entrega da obra no ano de 2012, porem até hoje a obra não foi concluída.
A construção do Hospital Público corre por conta do Município, mas a obra é subsidiada pelo Governo Estadual e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis o Governo de Minas Gerais passa por um momento de transição da sua gestão administrativa e até o presente momento, o orçamento do Estado para 2015 ainda não foi aprovado.
Ana Lúcia é comerciante e mora próximo ao novo Hospital e diz que não tem esperanças de que a obra seja concluída.
“Nós vemos o movimento de trabalhadores, mas o serviço mesmo nós não vemos. Já não tenho esperanças de que a obra venha acabar, está demorando muito.” disse.
A comerciante é usuária do SUS e ressalta a importância do novo Hospital.
“Meu marido quebrou o fêmur e se o Hospital Público já estivesse sido construído, meu marido não teria ficado 3 semanas internado na UPA (Padre Roberto)”, disse.
De acordo com a Semusa, o Hospital conta com 36 mil metros quadrados de terreno, 16 mil de área médica e cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas. Na primeira fase serão 210 leitos para cirurgias, internações e pronto atendimento, sendo 30 para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulta e 20 para o infantil. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, atualmente, o percentual de execução da obra é de 82%. A obra encontra-se com regime construtivo normal com cerca de 115 trabalhadores em campo.
Em nota a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis informou que a Prefeitura mantém conversações com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e está sendo agendada uma visita, para os próximos dias, de técnicos e gestores que conhecerão – in loco – a rede hospitalar oferecida na cidade. Com o novo Governo Estadual tomando ciência de toda a situação, espera-se, no menor tempo possível, estabelecer um cronograma de entrega do Hospital Público Regional Divino Espírito Santo.