Divinópolis amplia acesso à tarifa social de água com treinamento de equipes do CRAS
A iniciativa visa garantir que os benefícios cheguem aos mais vulneráveis, reforçando o compromisso social das entidades envolvidas

A iniciativa visa garantir que os benefícios cheguem aos mais vulneráveis, reforçando o compromisso social das entidades envolvidas

Em uma iniciativa que promete ampliar o alcance dos benefícios da tarifa social de água e esgoto, a Copasa finalizou um ciclo de treinamentos voltados às equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Divinópolis. O objetivo é capacitar os servidores municipais para uma identificação mais assertiva dos beneficiários. Assim, garantindo um desconto de até 50% nas contas de água para famílias de baixa renda.

Benefício para família de baixa renda

Fruto de uma colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Copasa distribuiu cartilhas explicativas nas cinco unidades do CRAS da cidade. Desta forma, detalhando os critérios e o processo de adesão ao programa.

De acordo com a Copasa, eEste esforço conjunto visa assegurar que informações precisas e acessíveis estejam ao alcance da população que se enquadra nos pré-requisitos do benefício. Principalmente, conforme a companhia, aquelas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Documentação necessária

Para se habilitar à tarifa social, os interessados devem, então, estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Além disso, apresentar na Copasa documentos pessoais, por exemplo, o Número de Inscrição Social (NIS). Assim como, Código Familiar fornecido pelo CadÚnico, além da última fatura de água. É fundamental manter as informações do CadÚnico atualizadas para evitar a perda do benefício.

Compromisso

Reginaldo Teodoro, supervisor administrativo da Copasa em Divinópolis, destacou o compromisso da companhia em promover a inclusão social por meio de parcerias efetivas. “Nosso objetivo é estreitar o diálogo e fortalecer os laços com entidades que possuem um contato direto e diário com a população, maximizando assim o impacto dos nossos programas sociais”, afirmou.