Recursos serão investidos em mobilidade urbana, como ponte entre os bairros Realengo e Elizabeth Nogueira e intervenções de drenagem.
A Prefeitura de Divinópolis firmou, nesta sexta-feira (25), um contrato de financiamento no valor de R$ 50 milhões com o Banco do Brasil. O recurso será destinado a obras de infraestrutura e mobilidade urbana, com destaque para a construção de uma ponte sobre o rio Itapecerica, ligando os bairros Realengo e Elizabeth Nogueira, além de um viaduto sobre a linha férrea e melhorias em drenagem e pavimentação.
A assinatura representa a maior operação de crédito da história do município e contou com a presença do prefeito Gleidson Azevedo, secretários, técnicos da Prefeitura e representantes do Banco do Brasil.
Segundo o prefeito, o contrato simboliza uma conquista da gestão fiscal responsável e permitirá o acesso mais rápido e seguro à região do Hospital Regional. “Hoje, quem mora na região do Terra Azul e Isabel Nogueira enfrenta dificuldades para chegar ao hospital. Com essas obras, o acesso será facilitado”, disse.
O projeto prevê ainda a ligação do novo complexo viário até a BR-494, ampliando a integração urbana da cidade. O secretário de Obras, Paulo José da Silva, destacou que a proposta vai além da construção da ponte. “Queremos entregar um entorno completamente estruturado e funcional”, afirmou.
- SIC 2025 reforça inovação e liderança do café
- Festival SESI de Robótica premia equipes e celebra a criatividade dos jovens inovadores
- De estadual a federal: Lohanna reafirma pré-candidatura e declara apoio a Lula e a Rodrigo Pacheco em 2026
- Durante atendimento de briga de vizinhas, PM apreende arma de fogo em Divinópolis
- Regional de Saúde de Divinópolis tem dois superintendentes nomeados em uma semana
Caminho técnico e responsabilidade fiscal
Para viabilizar a operação, a Prefeitura obteve nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (CAPAG) do Ministério da Fazenda e aprovação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o que permitiu contratar a linha de crédito com garantia da União, reduzindo significativamente os juros.
“Esse financiamento é fruto de planejamento técnico, legal e financeiro. A equipe trabalhou com segurança jurídica e foco em sustentabilidade fiscal”, disse o secretário de Fazenda, Gabriel Vivas.
A próxima etapa será a assinatura do contrato de garantia com a União, seguida da contratação do projeto executivo das obras.
A gerente do Banco do Brasil, Michelle Nietzsche Fogaça, elogiou a condução do processo pela Prefeitura. “Divinópolis cumpriu todas as exigências técnicas e fiscais. Poucos municípios conseguem acessar esse tipo de crédito com garantia da União”, destacou.
A operação é considerada um marco na gestão municipal e inicia um novo ciclo de investimentos em infraestrutura que visa preparar Divinópolis para o crescimento futuro.



