Divinópolis: Aulas presenciais serão retomadas em agosto na rede municipal

46 das 52 escolas municipais tiveram os protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirmou o retorno das aulas presenciais para 2 de agosto, no formato híbrido, em Divinópolis. A Vigilância Sanitária já aprovou os protocolos sanitários da grande maioria das unidades municipais para uma volta segura. 

Conforme o levantamento da Semed, das 52 unidades escolares divinopolitanas, 46 tem protocolos aprovados para retorno. Até o final de junho, de acordo com a Semed, 100% das unidades serão aprovadas pela vigilância sanitária.

A estrutura da periodicidade do aluno na escola (presencial) será organizada de acordo com o tamanho das salas e das turmas, respeitando o distanciamento.

“Todos os protocolos exigidos estão sendo seguidos para termos uma volta das aulas com muita segurança. Vamos voltar de forma híbrida e teremos aulas presenciais”, explicou a secretária municipal de Educação, Andreia Carla Ferreira Dimas.   

Foi elaborado pela Semed, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte um protocolo próprio do transporte escolar, que será publicado nesta semana. Também é organizado a melhor forma de servir aos alunos a merenda escolar.

Ainda conforme os protocolos, as aulas só poderão ser iniciadas no município quando estiver inserido em onda amarela ou verde.

As aulas podem permanecer de forma presencial em onda vermelha, conforme protocolos mais restritivos.

Conforme previsto na Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 130, de 3 de março de 2021, as aulas presenciais não podem ocorrer em Onda Roxa.


Educação híbrida é uma metodologia de ensino com o objetivo de unir elementos do presencial e do online. Por exemplo, o ensino híbrido conta com a vivência presencial nas instituições de ensino e com atividades realizadas fora desse ambiente, como participação de fóruns virtuais de discussão


Rede estadual

Segundo o Governo do Estado, as atividades presenciais da rede estadual só poderão ser realizadas nas cidades que tiverem autorização da prefeitura e que estiverem nas ondas verde ou amarela do plano Minas Consciente. Elas estão previstas para serem retomadas a partir do dia 21 de junho para os alunos do 1º ao 5º ano. Os demais serão convocados gradativamente. 

Divinópolis está classificada na onda vermelha do Minas Consciente, conforme a última atualização.

Na rede privada, as aulas presenciais já foram aprovadas e estão autorizadas.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.