Divinópolis autoriza receituário comum para remédios controlados

Minas Gerais
Por -18/07/2025, às 15H20julho 18th, 2025
Receituário
(Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

Prefeitura libera uso temporário de receitas simples para medicamentos psicotrópicos devido à falta de talonários tipo A em Minas Gerais

A Prefeitura de Divinópolis autorizou, temporariamente, o uso de receituário comum para a prescrição de medicamentos controlados, como ansiolíticos e sedativos. A medida, adotada por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), responde à falta de talonários tipo A em todo o Estado de Minas Gerais.

Médicos devidamente cadastrados junto à Vigilância Sanitária municipal já podem prescrever medicamentos das listas A1 e A2, conforme a Portaria SVS/MS nº 344/1998, utilizando receituário comum. Farmácias e drogarias da cidade estão autorizadas a aceitar essas receitas, desde que preenchidas corretamente e assinadas por profissionais habilitados.

De acordo com a Coordenação Estadual de Assistência Farmacêutica, a situação será regularizada assim que os talonários forem novamente disponibilizados pelo Estado. Importante destacar que os talonários utilizados pela Farmácia Municipal são de uma marca diferente e não foram afetados pelo desabastecimento.