Identificação do sorotipo 4 acende sinal de atenção mesmo com queda nos atendimentos e casos suspeitos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforçou o alerta para a prevenção da dengue após a confirmação da circulação de três sorotipos do vírus no município. Embora os atendimentos e os casos suspeitos apresentem queda nas últimas semanas, a identificação do sorotipo 4 exige atenção redobrada da população.
A Vigilância Epidemiológica confirmou a presença simultânea dos sorotipos DENV-2, DENV-3 e DENV-4 após um exame laboratorial identificar coinfecção pelos sorotipos 3 e 4 em uma paciente de 27 anos, sem comorbidades. Além disso, esta representa a primeira confirmação laboratorial do sorotipo 4 em Divinópolis em 2026.
Sorotipo 4 aumenta risco de novas infecções
Mesmo com a redução dos indicadores assistenciais, a Semusa destaca que o cenário ainda inspira cuidados. Isso porque pessoas que já tiveram dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso sejam infectadas novamente por um sorotipo diferente.
Na Atenção Primária, os atendimentos de pacientes com sintomas da dengue registraram queda de 37,5% em relação à semana anterior. O município chegou ao pico de 98 atendimentos em uma semana, enquanto o último levantamento apontou apenas 10 casos.
Da mesma forma, o Ambulatório de Arboviroses também registrou redução na procura. Em maio, a unidade chegou a atender 79 pacientes em um único dia. Já no início de junho, esse número caiu para 60 atendimentos diários.
- Prefeitura de Itaúna capacita profissionais para fortalecer atendimento a crianças vítimas de violência
- Inscrições para o Prouni 2026 terminam neste domingo; programa oferece mais de 471 mil bolsas
- Motociclista morre após colisão com ônibus em Divinópolis
- Bombeiros mineiros retornam da Venezuela após missão que resgatou 23 pessoas
- Semana começa com tempo seco e manhãs frias em Divinópolis e região
Mais de 1,5 mil casos confirmados
Os dados epidemiológicos atualizados mostram que Divinópolis contabiliza 3.827 notificações de dengue em 2026. Desse total, 1.535 casos foram confirmados, 1.506 descartados e 786 seguem em investigação.
Além disso, o município já registrou três mortes confirmadas pela doença, enquanto outros dois óbitos permanecem sob investigação.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, ressaltou que a diminuição dos casos não significa o fim do risco. “Estamos observando uma diminuição importante dos atendimentos relacionados à dengue, resultado do trabalho das equipes de saúde e da colaboração de muitos moradores. No entanto, a identificação dos quatro sorotipos circulando em Divinópolis exige que todos continuem atentos. A eliminação dos recipientes que acumulam água dentro das residências e nos quintais continua sendo a medida mais eficaz para evitar novos casos e proteger vidas”, afirmou.
Combate ao mosquito continua sendo essencial
A Semusa reforça que a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti ainda é encontrada dentro dos imóveis. Por isso, a orientação é que os moradores realizem inspeções frequentes em caixas d’água, calhas, vasos de plantas, pneus, recipientes descartados e outros locais que possam acumular água parada.
Dessa forma, a participação da população continua sendo fundamental para reduzir a transmissão da dengue e proteger a saúde coletiva em Divinópolis.




