Ministério da Saúde habilita Hospital do Câncer de Divinópolis na UNACON com serviço de Oncologia Pediátrica, encerrando a necessidade de deslocamento para Belo Horizonte.
A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACOM) conseguiu a habilitação da Oncopediatria do Hospital do Câncer de Divinópolis na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). A habitação foi oficializada pela Portaria GM/MS nº 8.573, de 28 de outubro de 2025.
Na prática, o Hospital do Câncer passa a receber recursos federais para o custeio do serviço, atualmente, feito pela Acom. A habilitação garante que crianças e adolescentes diagnosticados com câncer possam realizar o tratamento perto de casa. Anteriormente, os pacientes precisavam se deslocar para Belo Horizonte até 2021.
O Sonho que Virou Realidade e Política Pública
O sonho da Oncopediatria começou em 2020 com a Campanha de Natal da ACOM, que mobilizou a população e arrecadou recursos para a implantação da ala. Inaugurada em 2021, a unidade já atendeu mais de 120 pacientes, sendo mantida com o apoio da comunidade e um custo médio mensal de R$ 50 mil.
Com a nova habilitação, o Hospital do Câncer passa a ter reconhecimento oficialmente na UNACON com serviços de Radioterapia, Hematologia e Oncologia Pediátrica. Consequentemente, a unidade passa a receber recursos federais permanentes, destinados à manutenção das ações e serviços públicos de média e alta complexidade (MAC).
A ACOM destacou e agradeceu o empenho da secretária nacional de Planejamento e Finanças do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade, junto ao Governo Federal. Além disso, a articulação do vereador Vítor Costa (PT) atuou diretamente para viabilizar esse avanço. O diálogo e a ação conjunta entre a liderança local e a nacional teve papel fundamental para transformar o antigo sonho regional em uma política pública consolidada.
“Essa é uma vitória que simboliza o poder da união entre o povo, as instituições e os representantes comprometidos com a vida e com a saúde pública. Hoje, Divinópolis dá um passo importante na consolidação do atendimento oncológico de qualidade para todas as idades”, reforça a direção da ACOM.
A Associação reafirma seu compromisso permanente em oferecer excelência em diagnóstico, prevenção, tratamento, reabilitação, cuidados paliativos e acolhimento às pessoas que convivem com o câncer. Assim, contribuindo para uma rede de atenção oncológica cada vez mais humana e eficaz.



