Skip to main content

Divinópolis: Corrida de Pentecostes será realizada com novidades

By 19/08/2022agosto 23rd, 2022Esportes

Após dois anos, a volta às pistas ocorre também com uma prova para promover o mês nacional do trânsito

Realizada desde os anos 80 e tradicionalmente presente no calendário esportivo de Divinópolis, a Corrida de Pentecostes volta a ser realizada, em 2022.

Depois de dois anos longe das ruas, por conta da pandemia (o último contando com uma edição virtual), o evento retorna às atividades em 04 de setembro, a partir das 8h.

“É uma corrida tradicional, umas das corridas de Divinópolis, que é conhecida nacionalmente, pela sua grandiosidade, pela sua tradição e por ter revelado os grandes grandes atletas a nível nacional”, comentou ao PORTAL GERAIS, Rômulo Duarte, organizador do evento.

Importância

Para a cidade respirar ainda mais o esporte, o retorno da Corrida de Pentecostes é algo fundamental.

“A importância que essa corrida traz para nós é relembrarmos o passado de uma das mais tradicionais de Divinópolis e também a promoção da saúde”, disse JP, líder de um grupo de incentivo à prática esportiva, com cerca de 100 pessoas.

Além da necessidade, o evento também foi prioridade para que o retorno às pistas acontecesse.

“Quando a gente estava lá atrás fazendo um plano de governo. Eu coloquei é exatamente a retomada do calendário oficial de Divinópolis (…) A gente está retomando, com a parceria de uma empresa que realmente tem capacidade técnica para poder fazer e realizar com a qualidade que ela merece”, relatou a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida.

Rominho Duarte, organizador dos eventos, destaca a importância para elevar nomes de atletas locais (Foto: Marcelo Lopes)

Percurso

O trajeto das provas de 5km e 10km terão o percurso tradicional, usado desde a edição de 2005. Os competidores irão passar pela Rua Itapecerica, Avenida Primeiro de Junho, Rua Goiás (até Santa Catarina), Rua Pernambuco e Getúlio Vargas. A largada e a chegada ocorrerão no Poliesportivo Fábio Botelho Notini.

Os atletas participantes da prova de 10km farão o trajeto por duas voltas.

Yellow Run

A novidade para este ano também envolve a primeira edição de uma nova corrida, chamada de Yellow Run, que ocorrerá em 18 de setembro, para promover também o mês nacional do trânsito e a campanha de prevenção da vida nas estradas.

As provas acontecem nos mesmos moldes da Corrida de Pentecostes, com 5km e 10km, mas com um trajeto diferente. Os atletas irão passar pela Rua Pitangui, bairro Danilo Passos e as avenidas Governador Magalhães Pinto e JK.

Ambas as provas contam também com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans).

Como participar?

As inscrições para a Corrida de Pentecostes e a Yellow Run estão sendo realizadas através da plataforma Sympla, onde também constam mais informações.

Marcelo Lopes

Graduado em jornalismo e apaixonado por esportes e histórias.