Divinópolis decreta emergência em saúde por aumento de doenças respiratórias

Minas Gerais
Por -13/05/2025, às 15H36maio 14th, 2025
doenças respiratórias crianças
Foto meramente ilustrativa/Tony Winston/Agência Brasília

UPA opera acima da capacidade com alta de SRAG entre crianças; decreto autoriza medidas administrativas

Com antecipado pelo PORTAL GERAIS, a Prefeitura de Divinópolis decretou Situação de Emergência em Saúde Pública nesta segunda-feira (12/5) por 90 dias, devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município e na Macrorregião Oeste de Minas Gerais. A medida está prevista no Decreto nº 16.690/25, assinado pelo prefeito Gleidson Azevedo.

Conforme o decreto, houve crescimento na circulação de vírus respiratórios como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Influenza A, com maior impacto entre crianças. A demanda por atendimentos nas unidades de saúde aumentou, levando à sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, que atingiu 145% da capacidade, sendo 120% no setor de pediatria.

O documento também menciona a ausência de atendimento pediátrico na rede hospitalar privada. O que, conforme a prefeitura, elevou a procura pela UPA, única unidade de urgência e emergência em funcionamento no município.

Emergência em Saúde em Divinópolis

Com a vigência do decreto, os órgãos da administração direta e indireta devem apoiar a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Estão autorizadas a aquisição emergencial de insumos, contratação de serviços e o remanejamento de servidores e prestadores de serviço para atendimento das demandas da saúde.

A norma permite ainda, se necessário, a requisição de bens e serviços de pessoas físicas ou jurídicas, com indenização conforme a legislação.

O decreto segue para o Governo do Estado, Governo Federal, Tribunal de Contas de Minas Gerais, Câmara Municipal, assim como para o Conselho Municipal de Saúde.

A Prefeitura informa que segue adotando medidas para garantir o atendimento da população durante o período de emergência.