UPA opera acima da capacidade com alta de SRAG entre crianças; decreto autoriza medidas administrativas
Com antecipado pelo PORTAL GERAIS, a Prefeitura de Divinópolis decretou Situação de Emergência em Saúde Pública nesta segunda-feira (12/5) por 90 dias, devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município e na Macrorregião Oeste de Minas Gerais. A medida está prevista no Decreto nº 16.690/25, assinado pelo prefeito Gleidson Azevedo.
Conforme o decreto, houve crescimento na circulação de vírus respiratórios como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Influenza A, com maior impacto entre crianças. A demanda por atendimentos nas unidades de saúde aumentou, levando à sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, que atingiu 145% da capacidade, sendo 120% no setor de pediatria.
O documento também menciona a ausência de atendimento pediátrico na rede hospitalar privada. O que, conforme a prefeitura, elevou a procura pela UPA, única unidade de urgência e emergência em funcionamento no município.
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
- Homem é morto a tiros no centro de São Sebastião do Oeste e suspeito é preso horas depois
- Menor é apreendido com drogas e celular em Nova Serrana
Emergência em Saúde em Divinópolis
Com a vigência do decreto, os órgãos da administração direta e indireta devem apoiar a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Estão autorizadas a aquisição emergencial de insumos, contratação de serviços e o remanejamento de servidores e prestadores de serviço para atendimento das demandas da saúde.
A norma permite ainda, se necessário, a requisição de bens e serviços de pessoas físicas ou jurídicas, com indenização conforme a legislação.
O decreto segue para o Governo do Estado, Governo Federal, Tribunal de Contas de Minas Gerais, Câmara Municipal, assim como para o Conselho Municipal de Saúde.
A Prefeitura informa que segue adotando medidas para garantir o atendimento da população durante o período de emergência.