Divinópolis diminui pontuação e está mais próxima da Onda Verde

A partir da próxima semana, as restrições de funcionamento de segundas e terças-feiras, para os bares e sábado, para o comércio de rua, serão revogadas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informou que, na atualização semanal do programa Minas Consciente, foi registrado que Divinópolis diminuiu de 16, para 13 pontos na avaliação geral dos índices. Com essa pontuação, a cidade está mais próxima da Onda Verde e a Prefeitura determina que a partir da próxima semana, as restrições de funcionamento de segundas e terças-feiras para os bares e sábado para o comércio de rua serão revogadas. Tal medida se justifica para que os estabelecimentos afetados pelas restrições possam se adequar à nova deliberação.

A restrição de funcionamento do comércio de rua permanece em vigor neste sábado (17), pois haverá o Dia D da vacinação da poliomielite para as crianças e Dia D da vacinação antirrábica para cães e gatos, causando grande movimentação de pessoas.

Desde a adesão ao programa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) monitora o quadro do coronavírus em Divinópolis, com boletins semanais. A última atualização dos dados epidemiológicos ocorreu na segunda-feira (12) e foi divulgado nesta quinta-feira (15).

Dados epidemiológicos

Segundo a prefeitura, a taxa de incidência, que corresponde ao número de casos novos da doença dividido pela população em risco é de 42, nível considerado baixo. A porcentagem de casos confirmados em relação ao número de pessoas testadas é de 24%, número considerado alto.

Em relação a capacidade hospitalar, o risco é médio. Os dados apontam que 29% dos adultos internados na UTI são pacientes com suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI no setor adulto é de 56%.

Os indicadores de avanço do coronavírus apontam que o número de casos confirmados cresceu 2% em relação à semana anterior. A variação da taxa de incidência de Covid-19 manteve estável nos últimos sete dias.

Medidas de segurança

A Prefeitura de Divinópolis ressaltou que as normas sanitárias como o distanciamento social, o uso de máscaras e o cumprimento dos horários de funcionamento devem ser respeitados, de acordo com o Decreto Nº 13.961. O descumprimento das medidas de segurança acarreta em multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará.

Para denunciar irregularidades em relação às normas de segurança, o cidadão poderá abrir chamado pelo AppDivinópolis, selecionando a aba “Coronavírus”. 

O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para celular.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.