A Responsabilidade Social de Divinópolis ficou no 7º lugar em todo Brasil, de acordo com pesquisa da Revista Istoé, em parceria com a consultoria Austin Ratings. Os números revelam os avanços do município quanto ao apoio às pessoas vulneráveis, como crianças, mães chefes de família, idosos, condições dos domicílios.
A Secretaria de Desenvolvimento Social desenvolve o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) atendendo 896 famílias, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A programa acompanha famílias que possuem jovens em situação de risco ou em potencial evolução para isso, numa proposta de prevenção a agravos da situação social.
186 famílias são acompanhadas pelo Programa de Atenção Especializada à Família (PAEF), pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A proposta contribui com famílias que tiveram algum membro com direito violado como, por exemplo, vítima de violência intrafamiliar ou urbana.
No indicador de responsabilidade social, dados apontam que 3.421 famílias foram beneficiadas pelo Bolsa Família em setembro de 2015, representando a cobertura de 57,5% da estimativa de famílias pobres no município.
Já o Benefício de Prestação Continuada atende, aproximadamente, 400 pessoas, entre jovens deficientes e idosos e gera uma renda de um salário mínimo para cada um deles
Outro número indica que 81 famílias de agricultores foram cadastradas no Bolsa Família favorecendo um dos grupos mais vulneráveis da cidade, com problemas muito ligados aos jovens, moradores da zona rural.
“Os serviços são voltados para o fortalecimento de vínculos das famílias vulneráveis do município de Divinópolis, o que indiretamente favorece os jovens do município”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres.
Ainda no quesito Responsabilidade Social, destaca que os 107 produtores rurais de Divinópolis região produziram 179 toneladas de alimentos, que foram entregues a 31 instituições do município. Os produtos complementam 5 mil refeições semanais.