Após uma sequência de quatro meses com números negativos, Divinópolis encerrou o mês de outubro com índices positivos na geração de emprego. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, a cidade encerrou com saldo de 169 vagas.
Segundo os dados do Caged, em outubro, o comércio foi o responsável em elevar os números. Com as contratações temporárias de final de ano, foram 711 admissões e 534 demissões, saldo positivo de 177 postos de trabalho. Houve expansão de emprego também na construção civil, com saldo de 85 vagas.
As quedas foram registradas no setor de indústria da transformação (-64), de serviços (-19) e agropecuária (-12). Ao todo, a cidade contabilizou 1.960 contratações contra 1,8 mil demissões.
Apesar do número positivo, o acumulado do ano não é animador. Quando considerado janeiro a outubro, foram encerrados 295 postos de trabalho em 12 meses, 1.048.
No mês passado, a cidade atingiu o maior índice de corte de empregos dos últimos 13 anos, como revelado pelo PORTAL. A cidade encerrou o mês com saldo negativo de 297 vagas.