Pesquisa da CNM releva que 15% das administrações municipais não irão conseguir fechar as contas deste ano

Divinópolis está entre os municípios brasileiros que ainda não têm previsão para pagarem o 13º salário. Pesquisa divulgada, nesta sexta-feira (13), pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta que apenas 5,2% das administrações deverão atrasar o pagamento da gratificação natalina.

O levantamento relevou que 51,6% dos municípios pesquisados optaram pela parcela única. Para esses, 74,7% farão o pagamento único até 20 de dezembro. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 de novembro e 12 de dezembro deste ano, com a participação de 4.618 municípios, ou seja, 82,90% dos 5.568.

Recursos injetados na economia

Segundo dados obtidos pela CNM junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Munic – do ano de 2018, existem nas administrações públicas municipais mais de 6,2 milhões de servidores que são beneficiados com o pagamento do 13 salário. Os recursos injetados na economia com o benefício estão na ordem de R$ 26,050 bilhões.

Em Divinópolis, o 13º deverá injetar cerca de R$19 milhões. A cidade conta com aproximadamente 5 mil servidores municipais.

Auxílio para o pagamento

A pesquisa realizada pela CNM atingiu 4.618 cidades e, desses, 4.283 (92,7%) responderam que os recursos referentes ao repasse de 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ajudam a pagar a gratificação natalina. Apenas 325 (7,0 %) acreditam que tal repasse não auxilia.

Além disso, a pesquisa mostra que algumas medidas se tornaram necessárias por parte das prefeituras para enfrentar a crise. Várias ações foram adotadas, sendo a redução das despesas de custeio apontada por 3.488 prefeituras. Em seguida, vêm a redução no quadro de funcionários (1.988), a redução dos cargos comissionados (1.878) e a desativação de veículos (1.519). 

Outros compromissos

Cerca de dois terços das administrações municipais devem pagar os salários do mês de dezembro em dia e 26,8% dependem de receitas extras para quitar o débito.

Em Divinópolis, desde outubro a prefeitura está escalonando o pagamento. Nesta sexta-feira (13) a prefeitura pagou a segunda parcela do salário referente a novembro com vencimento em dezembro. Cerca de 23% da categoria não recebeu integralmente a remuneração.

Medidas

Segundo o estudo, uma das soluções encontradas pelos gestores para evitar o atraso da folha é a postergação dos pagamentos de fornecedores. Dos municípios que responderam o questionário, 48,3% afirmaram que estão com pagamentos de fornecedores atrasados.

Sobre a capacidade de fechar as contas do presente ano, 45,3% destacaram que conseguirão, enquanto 15,7% afirmaram não ser possível e 37,8% dependem de receitas extras.