As doses serão aplicadas nas unidades de saúde; Vacinação poderá ser feita dentro do automóvel
A terceira remessa com 1.630 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e os idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados nesta sexta-feira (12/02). Foram disponibilizadas 1.180 doses da vacina Coronavac especificamente para este grupo prioritário, seguindo o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). O restante será destinado para os profissionais de saúde.
A determinação do órgão federal prioriza a vacinação dos idosos acima de 90 anos para cumprir o esquema vacinal com as duas doses. No caso da vacina Coronavac, o Ministério da Saúde orienta que o intervalo entre as doses seja de 15 dias. Segundo o Estado, a segunda dose será enviada antes de completar o prazo de intervalo da segunda dose.
Os idosos são os mais vulneráveis para as internações hospitalares em decorrência da Covid-19. Pessoas acima de 60 anos respondem por 81% das mortes pela doença no estado, de acordo com os dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Conforme o cronograma da Semusa, as doses serão aplicadas nas unidades de saúde do município no horário compreendido entre 8h30 às 16h30. O idoso deverá levar o documento de identidade com foto, carteira da unidade e carteira do SUS. De acordo com a necessidade, poderá ser feita a vacinação dentro do automóvel.
Os pacientes acamados ou familiares responsáveis deverão entrar em contato com sua unidade de saúde para agendamento da vacina.
Após a vacinação dos idosos acima de 90 anos, será a vez daqueles de 85 a 89 anos, em seguida de 80 a 84 anos, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e, finalmente, 60 a 64 anos. No entanto, somente os idosos acima de 90 anos tem data, já o restante vai depender da chegada de novas doses ao município.