O Monitoramento Econômico realizado pela CDL Divinópolis, em parceria com o Instituto Vitaltec, aponta que Divinópolis iniciou o ano de 2022 com um saldo negativo (-216) na criação de empregos formais, resultado de 2.560 admissões e 2.776 demissões.
Depois de sete meses consecutivos de resultados positivos na geração de novos postos de trabalho, janeiro se tornou o segundo mês seguido de saldos negativos na geração de empregos na cidade.
No entanto, em doze meses o saldo ainda é positivo com 3.546 novos postos de trabalhos criados. Em um ano, foram registradas 30.218 admissões contra 26.672 desligamentos e o estoque de trabalhadores em atividades formais na cidade alcançou o número de 54.680 pessoas.
No entanto, de acordo com o economista do Instituto Vitaltec, Leandro Maia, os números pontem apontar um processo de estagnação. “Mesmo com números acumulados positivos durante um ano, os dados mostram que a partir de agosto a taxa de crescimento de criação de novos postos de trabalho na cidade vem demonstrando desaceleração, há clara tendência de elevação das demissões e queda das contrações a partir de agosto. Estes números podem estar apontando para um processo de estagnação na geração de empregos formais no município”, avalia.
Comércio apresenta dois meses consecutivos de retração
Por setores de atividade econômica, observa-se que apenas dois segmentos registraram saldos positivos, a indústria com 109 e a construção 79. O comércio que apresentou dois meses consecutivos de retração, teve o pior desempenho em janeiro, com saldo de 294 novas vagas eliminadas, seguido pelos setores de serviços com saldo negativo de 97, e agropecuária com 13 postos de trabalho a menos.
Divinópolis apresenta pior desempenho em janeiro
Analisando-se o comportamento do mercado de trabalho nas principais cidades da região, observa-se que Divinópolis apresentou o pior desempenho na criação de empregos em janeiro (-216), seguida por Pará de Minas (-123) e Formiga (-60). Outro ponto importante a ser destacado é a recuperação na criação de vagas da cidade de Nova Serrana no início de 2022 (625) e Itaúna (243).
No acumulado do ano Divinopólis se destaca
Porém no acumulado do ano, ainda na análise da região Centro-Oeste, Divinópolis ficou em primeiro lugar na criação acumulada de vagas de emprego no período de doze meses, com 3.546 vagas constituídas, em seguida ficaram Itaúna com 2.639 e Nova Serrana com 1.589.