Divinópolis inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Minas Gerais
Por -03/06/2026, às 14H47junho 3rd, 2026
Prefeitura de Divinópolis

Ação segue durante todo o mês de junho e busca atualizar a caderneta vacinal de menores de até 14 anos

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu início à Campanha de Multivacinação 2026. A iniciativa seguirá durante todo o mês de junho e, além disso, pretende incentivar pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com até 14 anos.

Atualmente, todas as salas de vacinação do município contam com os imunizantes necessários para a regularização das doses. Além disso, a vacina contra a gripe continua disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Vacinação previne doenças

Segundo o supervisor da Central de Imunização, Tércio de Faria Leão, a campanha representa uma oportunidade para reforçar a proteção das crianças e adolescentes.

“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir diversas doenças. Por isso, é fundamental que os pais procurem as unidades de saúde para verificar se a caderneta dos filhos está em dia. O Dia D será uma ótima oportunidade para quem ainda não conseguiu comparecer aos serviços de saúde por causa da rotina corrida”, destacou.

Dia D acontecerá em 20 de junho

Além das ações realizadas ao longo do mês, a Semusa promoverá o Dia D de Mobilização em 20 de junho, das 8h às 16h, em diferentes regiões da cidade.

Dessa forma, a população poderá procurar os PSFs Afonso Pena, Belvedere, Bom Pastor, Central, Danilo Passos, Ermida, Icaraí, Ipiranga, Nações, Nossa Senhora das Graças, Niterói, Planalto, Sagrada Família, São José e São Roque.

Enquanto isso, o Vacimóvel atenderá os moradores na Praça do Santuário.

Zé Gotinha participará da mobilização

Na Praça do Santuário, além do atendimento oferecido pelo Vacimóvel, as famílias poderão encontrar os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha. Assim, a mobilização buscará conscientizar a população sobre a importância da vacinação e, consequentemente, ampliar a cobertura vacinal no município.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de manter a caderneta em dia, uma vez que a imunização continua sendo uma das principais formas de prevenção contra diversas doenças.