Divinópolis inicia vacinação contra Hepatite A para usuários da PrEP

Minas Gerais
Por -20/06/2025, às 13H54junho 20th, 2025
Vacinação
(Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

Imunização será oferecida inicialmente no CRIE, com prioridade para grupos mais vulneráveis à doença

A Prefeitura de Divinópolis começará, na próxima segunda-feira (23/6), a vacinação contra a hepatite A voltada especificamente para pessoas que fazem uso da PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV). A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e busca proteger um público considerado mais vulnerável à infecção.

De acordo com a Semusa, a iniciativa atende a uma recomendação de saúde pública, considerando que a hepatite A é uma doença viral que afeta o fígado e pode ser transmitida tanto pela ingestão de água ou alimentos contaminados quanto por práticas sexuais com contato oroanal. Entre os grupos prioritários estão gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), bem como pessoas que compartilham objetos utilizados no consumo de drogas.

Conforme explicou o enfermeiro Tércio Leão, supervisor da Central de Imunização, essa inclusão representa um avanço importante na estratégia de prevenção. “A vacinação é uma das principais formas de evitar a hepatite A. Com a divulgação dessa nova recomendação, esperamos ampliar o acesso entre os usuários da PrEP e contribuir para frear a circulação do vírus em nossa cidade”, afirmou.

Inicialmente, a imunização será oferecida no CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), localizado na sala 21 da Policlínica Central, na Rua São Paulo, nº 10, Centro. Para receber a vacina, basta apresentar a receita da PrEP; não será necessário apresentar outros documentos.

Os critérios para vacinação estão organizados da seguinte forma:

Usuários sem comprovação vacinal: receberão duas doses, com intervalo mínimo de seis meses entre elas, de acordo com a faixa etária;
Usuários com uma dose comprovada: receberão a segunda dose;
Usuários com duas doses comprovadas: não precisarão ser vacinados novamente.

A expectativa da Semusa é de que, com a chegada de novas remessas, a vacinação seja ampliada nas próximas semanas para as salas de vacinação das unidades básicas de saúde do município.