22% das ocorrências de 2020 foram registradas no último final de semana; Parceria com os bombeiros deve intensificar multas

Divinópolis é a cidade de Minas Gerais com o maior número de queimadas. Os dados são do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros. Em 2019 foram registrados 2.495 incêndios em vegetação. Neste final de semana, entre os dias 10 e 12 de julho foram atendidas 214 ocorrências, destas, 54 estavam ligadas aos incêndios em vegetação, ou seja 22% do total ligadas a queimadas.

As maiores ocorrências de queimadas acontecem no inverno, entre os meses de junho e setembro, por se tratar de um período com ar seco e com baixa frequência de chuvas. Os donos dos lotes queimam o local com o objetivo de limpar o terreno de forma fácil, porém esta prática traz riscos ao meio ambiente e à saúde das pessoas que vivem nas intermediações.

De acordo com os Bombeiros, a população pode ajudar na prevenção destes incêndios de forma simples.

“Não lance guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens das rodovias. Evite o acúmulo de lixo em lotes vagos. Não realize a limpeza do seu lote ateando fogo na vegetação. Se houver lotes vagos com vegetação acumulada perto de residências avise as autoridades, e se você avistar o início de um incêndio em vegetação ligue 193, este número salva vidas.”

Parceria com a Prefeitura

A Prefeitura de Divinópolis, no dia 3 de julho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Seplam) divulgou a parceria realizada com o Corpo de Bombeiros para agilizar ocorrências em lotes vagos. O objetivo é minimizar os danos ao meio ambiente e a saúde.

Em virtude da alteração do Decreto Municipal que fala sobre a política de meio ambiente no município de Divinópolis, os Registros de Evento de Defesa Social (REDS) do Corpo de Bombeiros, que ateste a ocorrência de queimada em imóvel localizado na área urbana, será considerado documento hábil a possibilitar a aplicação imediata de auto de infração ao proprietário do imóvel.

Segundo o Major do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Joselito Oliveira de Paula, além de minimizar os danos ao meio ambiente, a parceria também realiza um trabalho preventivo.

“A incidência de ocorrências por queimadas de lotes vagos em Divinópolis é alta e é uma medida que poderia ser evitada. A parceria também tem o objetivo de realizar trabalhos preventivos, evitando prejuízos a saúde e ao Meio Ambiente”, comenta.

A Secretária de Meio Ambiente, Flávia D’ Alessandro, destacou a grande demanda no município

“Em Divinópolis são 119.500 imóveis, desses 63.000 são lotes vagos e 49.000 lotes construídos, a demanda para o setor de posturas é muito grande. Como há muitos lotes vagos na cidade, a principal medida de prevenção é o cuidado e a manutenção do terreno”, ressalta.

Ainda de acordo com a assessoria dos BM, espera-se uma redução significativa nas ocorrências de incêndio em vegetação nos próximos anos, por se tratar de trabalho preventivo que se iniciou em maio de 2020.
O 10º batalhão possui oito unidades operacionais que são responsáveis por atender 56 municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais.