Foto: Arthur Tótoli

Arthur Tótoli

Cerca de 100 pessoas se juntaram à Marcha da Periferia realizada, na tarde desta sexta-feira (20), em Divinópolis. A caminhada contou com a presença de adultos, jovens e crianças, moradores de vários bairros da cidade, entre eles, o Serra Verde, Terra Azul, Anchieta, Del Rey, Grajaú, Copacabana e São Simão.

A manifestação tem como slogan “Pelo direito a uma cidade descente para vivermos e trabalharmos”, e os moradores cobraram diversas melhorias nos bairros, como melhor saneamento básico, melhores condições do asfalto, aumento da verba da educação, diminuição da violência contra as mulheres e nas escolas e pela revitalização do Rio Itapecerica. A marcha saiu da Câmara Municipal, percorreu pela Avenida Primeiro de Junho e só parou na porta da Prefeitura. 

Para o vice-presidente da Associação dos Moradores do bairro São Simão, John Anderson, os moradores estão sofrendo com as condições de vida nos bairros.

“A gente precisava fazer essa marcha para buscar melhorias concretas. Estamos cansados de sempre ouvir que as condições iriam melhorar, mas essa melhora nunca chega às nossas casas. Por isso decidimos reivindicar por nossos direitos”.

Um dos manifestantes, Amarildo Gonçalves se disse orgulhoso por esse movimento, mas sabe que se todos ajudarem, a força seria bem mais forte.

“Nós precisamos de um movimento unificado, onde todas as classes, não só a dos trabalhadores se juntem a nós, para que possamos ter muito mais força perante aos órgãos responsáveis.”