Taxa de ocupação de leitos de UTI volta a cair e atinge 43% das vagas totais disponíveis no município

Divinópolis manteve os 127 casos confirmados do novo coronavírus, ou seja, não houve novas confirmações nas últimas 24 horas. Isso é o que mostra o boletim divulgado desta quinta-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os casos notificados subiram de 1707 para 1745. O número de casos descartados também não sofreu alteração de ontem para hoje, 171. Já o de mortes subiu para dois.  O caso já aparecia entre os confirmados.

A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltou a cair, passando para 43,9%. Das 134 vagas, 59 estão ocupadas. Pela saúde pública há 23 pacientes internados, representando ocupação de 41%. Já na saúde suplementar 36 das 78 vagas estão ocupadas, 46%.

Das internações em UTI’s 11 pacientes apresentam quadro clínico suspeito para o novo coronavírus, há também 21 pessoas internadas em enfermarias. Desde o início das notificações 1029 pessoas foram atendidas em ambulatórios e foram liberadas para isolamento domiciliar.

 

Isolamento

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, esclarece que o isolamento social ainda é a melhor medida de prevenção à covid-19.

“O poder público age todos os dias no combate ao vírus, mas a população precisa fazer sua parte saindo de casa apenas como necessário, e caso saia, que se adeque as normas sanitárias para evitar o contágio”, afirma.

A Prefeitura Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e ao mesmo tempo, cumprir com as normas impostas na última deliberação. Os infratores das diretrizes de saúde estão sujeitos a penalidades. A população pode contribuir com o município, registrando uma denúncia no AppDivinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store, de forma gratuita.