Divinópolis pode ter lei para prevenir adultização infantil na internet

Minas GeraisPolítica
Por -12/08/2025, às 20H22agosto 12th, 2025
projeto adultização infantil felca
Foto: Reprodução vídeo Felca

Projeto de lei propõe campanhas, controle parental e parceria com escolas para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital


A Câmara Municipal de Divinópolis recebeu o Projeto de Lei nº 189/2025, de autoria dos vereadores Matheus Dias e Walmir Ribeiro, que propõe medidas para prevenir a adultização infantil e proteger crianças e adolescentes em ambientes digitais.

O assunto ganhou repercussão após denúncias do influenciador Felca Bress contra perfis que usam crianças e adolescentes com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo em programas divulgados nas plataformas digitais com objetivo de monetizar esse conteúdos, gerando dinheiro para os donos dos canais.

A proposta define adultização como a exposição precoce a conteúdos ou comportamentos inadequados à idade, envolvendo padrões de maturidade física, emocional ou sexual. Entre as diretrizes, estão a promoção de campanhas educativas, incentivo ao uso de ferramentas de controle parental. Além disso, articulação com escolas, conselhos tutelares e órgãos de proteção.

Justificativa do projeto cita casos de exploração nas redes

Na justificativa, os vereadores afirmam que “o projeto de lei tem como objetivo estabelecer medidas de prevenção e enfrentamento à adultização infantil em ambientes digitais no âmbito municipal”. Ele explica que o fenômeno é caracterizado pela “antecipação de padrões estéticos, emocionais e comportamentais próprios da vida adulta, seja por meio de vestimentas, linguagens, interações virtuais ou participação em conteúdos digitais de caráter sexualizado ou violento”.

Os parlamentares citam a denúncia recente do influenciador digital Felca, que expôs casos de exploração e sexualização precoce de menores nas redes sociais. Conforme o texto, “muitos desses conteúdos surgem pela busca por engajamento e lucro”. O texto, afirma ainda, que há necessidade de uma “postura mais responsável de pais, plataformas e sociedade”.

Parcerias e ações integradas para combater a adultização infantil em Divinópolis

O projeto também prevê que o Poder Executivo possa firmar parcerias com entidades da sociedade civil, empresas de tecnologia e órgãos de proteção para executar as ações.

“A conscientização e a orientação são as formas mais eficazes de proteger crianças e adolescentes em ambientes virtuais. Garantindo-lhes um espaço digital seguro, saudável e condizente com sua faixa etária”, destaca a justificativa.

De acordo com os autores, a regulamentação atenderá ao artigo 227 da Constituição Federal e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Ambos, conforme o projeto, determinam prioridade absoluta na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.