A iniciativa começa na Praça do Santuário, trazendo artistas convidados e promessas de apresentações emocionantes, com o apoio de tradução em libras para inclusão
Divinópolis anuncia o início do 1º Circuito Cultural de Contação de Histórias “GiraFlô – Histórias e Praças”. Uma iniciativa cultural que promete revigorar os espaços públicos e enriquecer o calendário cultural do município ao longo do ano.
Este projeto, idealizado pelo Grupo GiraFlô, acontece em 8 praças diferentes do município. A programação começa, então, neste domingo (24/3) na Praça do Santuário a partir das 10h. Assim, oferecendo ao público em geral a oportunidade de inserir na arte milenar da narração de histórias de forma totalmente gratuita.
Sobre o Grupo GiraFlô
Fundado em 2014, o GiraFlô é um coletivo dedicado à narração artística de histórias da tradição oral, liderado por Mariana Bernardes, Thais Rodrigues, e agora, Bruna Costa, que substitui Sinara Faria. Após uma pausa de sete anos o grupo retomou suas atividades com o compromisso de promover e valorizar as práticas culturais e artísticas de narração de histórias.
- Teste reduz o prazo de inaptidão para doação de sangue de quem esteve em áreas de risco para malária
- Resultado final do ENEM dos Consursos será divulgado amanhã (21)
- Projeto “Reciclando Dignidade” traz inclusão previdenciária de catadores de recicláveis
- Projeto de Lei que propõe Auxílio Moradia é aprovada na Câmara de Divinópolis
- Motociclista sofre acidente grave na MG-050 em Itaúna
Objetivos e impactos do Circuito Cultural de Contação de Histórias
O circuito busca não apenas entreter, mas também educar e inspirar. Assim, valorizando a cultura popular e incentivando a economia local através do engajamento de mais de 9 profissionais diretamente envolvidos, principalmente artistas.
Mariana Bernardes, idealizadora e produtora cultural do projeto, enfatiza a importância da iniciativa para a economia local. Ela destaca a contratação de profissionais e a promoção do acesso democrático à cultura.
Para garantir a inclusão de todos, o projeto inclui a contratação de um tradutor profissional de libras, garantindo a acessibilidade das apresentações para o público com deficiência auditiva.
Estreia e atrações especiais
A estreia do circuito está marcada para o próximo domingo (24/03), às 10 horas, na Praça do Santuário em Divinópolis. O evento contará com a presença de artistas convidados, incluindo a banda Rizoma Music de Eduardo Maia e Mariana Freitas. Além disso, com a atuação do Grupo Encontro, prometendo um espetáculo para todo o público presente.