Divinópolis recebe Fórum de Desburocratização

 

O Crea-Minas participa ativamente das reuniões e contribuiu com as ações propostas

Portal Centro-Oeste

A fim de agilizar processos que envolvam o crescimento do município, Divinópolis receberá novamente, no dia 30 de maio de 2018, o Fórum de Desburocratização. O encontro propõe reunir a sociedade civil organizada, os poderes legislativo e executivo, e entidades de classe com a finalidade de tratar de assuntos burocráticos que impedem o crescimento do município junto aos órgãos públicos. O Conselho Regional de engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) é um dos órgãos que participa ativamente do Fórum para contribuir na solução dos problemas apontados.

O Fórum de Desburocratização é organizado pela Câmara dos Vereadores e realizado mensalmente com uma demanda específica a cada edição. Além do legislativo municipal, o Crea-Minas e seus inspetores locais participam ativamente das reuniões, contribuindo para que o processo seja eficiente. Fazem parte do grupo do Crea o inspetor-chefe, engenheiro civil e de segurança do trabalho José Hugo (sobrenome),  o inspetor-secretário, engenheiro civil Eduardo Tadashi, e o inspetor-tesoureiro, engenheiro civil Luiz Otávio (sobrenome). 

Os problemas levantados no Fórum são diversos, tais como alvará de funcionamento para estabelecimentos comerciais, aprovação de projetos arquitetônicos, vigilância sanitária e prevenção de combate a incêndio e pânico, alvará de construção, liberação de alvarás e licenciamentos diversos, medição para cálculo de IPTU e ITBI e entre outros. Segundo Luiz Otávio, o Crea-Minas contribuiu em decisões importantes, como a solicitação de um atendente no setor de análise de projetos arquitetônicos, agilizando o processo de conferir os documentos técnicos e legais do imóvel/terreno em relação ao produto a ser edificado. Além disso, recentemente, o Crea-Minas organizou uma comissão de profissionais técnicos da áreas para analisar e estudar a Lei de Uso e Ocupação do Solo do município.

O inspetor-tesoureiro afirma que o Fórum tem uma importância significativa no município de Divinópolis, pois retrata a situação real das demandas que retardam um processo de desenvolvimento. “O Crea-Minas e seus membros opinam, direcionam e participam ativamente das solicitações, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento e as decisões importantes que viabilizam os processos mais eficientes em questão”, ressalta o inspetor.

O Fórum de Desburocratização é direcionado para toda a sociedade civil e sua próxima edição acontecerá às 9h, do dia 30 de maio de 2018, no Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv).

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.