A semana de 13 a 17 de novembro, Divinópolis será a sede de uma série de eventos em Oncologia Torácica (tratamento do câncer da região torácica), que evidencia o câncer de pulmão, doença que apresenta várias classificações e subtipos. Na maioria das vezes é uma doença considerada grave e agressiva e, até pouco tempo, não tinha bom prognóstico. Porém, com as novas modalidades de tratamento, já é possível a cura da doença e, em muitos outros casos, é possível um controle por tempo prolongado.

A programação envolve dias de acompanhamento cirúrgicos (13, 14, 16 e 17 de novembro) coordenados pela Dra. Ana Paula Israel, cirurgiã de tórax, no Hospital São João de Deus. Já estão confirmadas a presença de especialistas renomados como a Dra. Paula Ugalde, brasileira radicada em Quebec, no Canadá, Mestre em Cirurgia Torácica por vídeo uniportal (usa apenas um pequeno corte para operar), atuando na Universidade La Naval; o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, Dr. Carlos Alberto Araújo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com grande experiência acadêmica e técnica na área.

Já no dia 15 de novembro, o Instituto Dom, sob a coordenação da Dra. Mônica Toledo, realiza o I Simpósio Internacional de Oncologia Torácica no Instituto Inhotim, em Brumadinho (60 km de Belo Horizonte), com a presença confirmada do Dr. William William, chefe de clínica das áreas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Tórax do MD Anderson, um dos maiores centros de Oncologia dos EUA, além de inúmeros outros expoentes da Oncologia, Cirurgia Torácica, Patologia Clínica e Pneumologia do país. O objetivo é promover uma roda de debate e palestras. Na noite de 17 de novembro, encerramento do evento, será realizado um Simpósio Multidisciplinar em Oncologia Torácica, com o objetivo de trazer e manter a medicina de ponta na região centro-oeste de Minas. Nesta data participam também enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, dentistas e médicos inscritos.

Durante todos estes dias, grandes nomes e as principais referências mundiais da Oncologia e da Cirurgia Torácica estarão atualizando conhecimento e discutindo saúde de referência mundial em Divinópolis.

O Simpósio será realizado com o apoio de grandes grupos nacionais como o GBOT (Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica), a SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Torácica) e a SBCT (Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica)