Divinópolis inicia aplicação da segunda dose da vacina contra dengue
Foto: Roberto Carlos/Secom

O município recebeu 1.510 doses de vacina contra a dengue para imunizar crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A campanha exige a presença dos pais ou responsáveis

Nesta segunda-feira (17/06), a Prefeitura de Divinópolis e Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), recebeu um total de 1.510 doses de vacinas contra a dengue. A partir de amanhã, terça-feira (18/06), as unidades de saúde do município darão início à imunização do público-alvo da campanha, composto por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos.

Documentação e acompanhamento

Para receber a vacina, é imprescindível que a criança ou adolescente esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis legais, apresentando também o documento de CPF ou cartão SUS, além do cartão de vacinas atualizado. É importante destacar que o esquema vacinal contra a dengue consiste em duas doses, administradas com um intervalo mínimo de três meses.

Esquema vacinal

A Semusa orienta que a vacina contra a dengue não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas. Além disso, pessoas que tenham sido diagnosticadas com infecção pelo vírus da dengue devem aguardar um período de seis meses para iniciar o esquema vacinal com esta vacina específica.

Prevenção contra a doença

A vacinação é considerada a principal estratégia de prevenção contra a doença, capaz de proporcionar imunidade durante os períodos de maior circulação dos vírus, visando reduzir as complicações, hospitalizações e mortalidade associadas às infecções por dengue. A vacina é oferecida de forma gratuita e sua adesão é voluntária.