Taxa de ocupação de leitos de UTI aumentou no município; Confira o novo boletim divulgado pela Semusa
141 casos de Covid-19 foram registrado em Divinópolis. Isso é o que mostra o boletim epidemiológico divulgado, nesta quinta-feira (21), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O relatório também apontou aumento da taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando para 51,4%. Das 134 vagas disponíveis, 69 estão ocupadas. Deste total, 17 são com pacientes com quadro clínico compatível com o novo coronavírus.
Das 56 internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 30 leitos de UTI estão ocupados. Já na rede suplementar, dos 78, 39 estão com pacientes.
Com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde pela plataforma “FormSUSCap”, 1910 pessoas estão com quadro clínico suspeito do vírus. Destes, 184 foram descartados e 11 pacientes estão aguardando resultado. Até o momento, dos casos confirmador, 107 pacientes estão recuperados.
Entre os casos confirmados, a faixa etária mais atingida é entre 40 a 59 anos, contabilizando 69 pessoas. Um paciente possui idade entre 1 a 4 anos; um entre 5 e 9 anos; 48 entre 20 a 39 anos; além de 21 pessoas com 60 anos ou mais. O sexo feminino é o que contém mais casos confirmados, com 77 , enquanto há 64 pacientes do sexo masculino.
O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, alerta sobre as normas sanitárias, principalmente após a publicação do último decreto.
“O poder público está trabalhando todos os dias no combate ao vírus, mas a população também precisa fazer sua parte para resguardar a saúde e segurança de todos. O uso de máscaras é obrigatório para todos que ainda precisam sair de casa”, afirma o secretário.
A Prefeitura de Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança, e ao mesmo tempo cumprir com as normas estabelecidas pelo Decreto Nº 13.783/2020. Em caso de descumprimento, o infrator está passível de punição. A população pode contribuir com o município, registrando denúncia no AppDivinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos do celular.