Construção civil teve resultado negativo em janeiro

Serviços e indústria lideraram as contratações, aponta Ministério do Trabalho

Pablo Santos

Janeiro começou com saldo positivo do emprego em Divinópolis influenciado pelo setor de serviços e a indústria. Descontando as demissões, a cidade criou 222 vagas com carteira assinada no primeiro mês do ano. É o melhor o resultado para janeiro desde 2005, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho.
Os números apresentados nesta sexta-feira (02/03) apontaram 2.255 admissões e 2.033 demissões na cidade, ou seja foram criadas 222 vagas de emprego na cidade. O desempenho de janeiro é o melhor dos últimos 13 anos para o mês. Perde para janeiro de 2005 quando a cidade criou 400 vagas com carteira assinada. O resultado desde ano é bem superior a janeiro do ano passado, quando a cidade criou apenas 18 oportunidades de trabalho.
Dois setores lideraram a abertura de oportunidades em Divinópolis. O setor de serviços criou 231 vagas com carteira assinada em janeiro. Já a indústria abriu 128 oportunidades no primeiro de 2018. A agropecuária também teve saldo positivo de 15 vagas com carteira assinada.

Retração

Nem todos os setores abriram oportunidades no primeiro mês do ano nas empresas da cidade. De acordo com o Ministério do Trabalho, o comércio fechou 96 vagas formais na cidade em janeiro. A construção civil também encerrou 51 oportunidades com carteira assinada.

Brasil

No Brasil, as contratações formais superaram as demissões em 77.822 vagas. O saldo positivo é a diferença entre as contratações (1.284.498) e as de demissões (1.206.676). Foi o melhor janeiro em seis anos, ou seja, desde 2012, quando foram abertas 118.895 vagas. Também foi a primeira vez, em quatro anos, que as contratações superaram as demissões no mês de janeiro.

“Os dados do Caged mostram que as medidas tomadas pelo governo para recuperação da economia e dos empregos foram acertadas e estamos no caminho certo”, afirmou, em nota, o ministro do Trabalho em exercício, Helton Yomura.