Quedas de árvores também foram registradas (Foto: Divulgação/PMD)

A Coordenadoria Municipal de Prevenção e Defesa Civil (Compdec) divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (22) os primeiros números das ações do órgão em relação às chuvas nos últimos dias em Divinópolis. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 58 solicitações de atendimento apenas pelo telefone 199.

Entre os principais chamados estão às solicitações de vistorias em residências ou áreas que foram comprometidas pelas chuvas constantes dos últimos dias. Neste período foram verificadas 13 infiltrações de características diversas em casas e apartamentos.

Em toda a cidade foram quatro pontos de alagamentos e entre deslizamentos/desmoronamentos foram 25 registros identificados e checados pela Defesa Civil. Dois pontos de erosão também foram detectados e dois postes ficaram comprometidos com ameaça risco de queda, um já foi removido e outro receberá os devidos serviços pra contenção. Doze árvores com risco de queda foram removidas.

Quedas de árvores também foram registradas (Foto: Divulgação/PMD)

Quedas de árvores também foram registradas (Foto: Divulgação/PMD)

Remoção

Famílias – residentes nos bairros Belvedere, Candelária, Danilo Passos, Marajó e Casa Nova – foram removidas ou determinadas a evacuarem de suas casas e encaminhadas para casa de terceiros ou para os abrigos, oferecido pela Prefeitura. Uma delas, por um dia, permaneceu no Poliesportivo do Niterói, em decorrência da sua casa não oferecer segurança.

A Defesa Civil, de forma emergencial, determinou três evacuações por medida de segurança, de famílias residentes nos bairros Santo Antônio, Casa Nova e São Luiz, essas mesmas, se negaram a ir para o abrigo oferecido pela Prefeitura e preferiram se deslocarem para casa de parentes.

Monitoramento

O monitoramento realizado no rio Itapecerica acontece de hora em hora. As águas estão recuando e a medição realizada às 15h revela que o nível do rio Itapecerica está em 4,3 metros, ou seja, 2 metros do seu nível normal.