(Foto: Reprodução)

Diego Henrique 

Divinópolis registrou em maio deste ano 439 casos de furtos consumados. Quando comparado ao número de registros do mês anterior, houve um aumento de 16,13%. Os cinco primeiros meses deste ano já somam 1876 casos, número 8,81% maior em relação ao ano passado. No comparativo a maio de 2015, houve queda de 3,72% na quantidade de furtos consumados. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Ainda de acordo com a Seds, o número de lesões corporais também aumentou no município. Em maio do ano passado a secretaria registrou 51 casos. Em maio deste ano, já foram registrados 85 ocorrências de lesão corporal, um aumento de 66,6%.

Presidente da Acasp, José Levi (Foto: Divulgação/Facebook)

Presidente da Acasp, José Levi (Foto: Divulgação/Facebook)

Segundo o presidente da Associação para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) um dos fatores que tem contribuído para o aumento da criminalidade é a situação em que o país tem enfrentado. O desemprego e até mesmo a inflação tem gerado impacto negativo ao que diz respeito a segurança pública do município.

“Além desses fatores, o próprio sistema de segurança merece mais aplicação das políticas públicas, recursos logísticos, material e até falta de profissionais. É importante lembrar que onde o Estado está fraco, a criminalidade está forte,” disse o presidente.

O presidente ainda afirma que a atuação do Estado na preparação de cidadãos mais conscientes é um dos caminhos para driblar a criminalidade.

“A presença do Estado com seus demais órgãos e Secretaria de Desenvolvimento Social, de Recursos Humano, Saúde e Educação precisa ser revista e melhorada de modo que, a população seja preparada para uma nova realidade e que esses cidadãos infratores possam ver o mundo através da educação da própria escola e não através do crime,” afirmou.

Combate

Para ajudar no combate a criminalidade, o Comandante da 7° Região da Polícia Militar (7ªRPM), Cel Helbert William Carvalhaes, anunciou durante a reunião da Acasp nesta quarta-feira (06) o aumento do efetivo da PM a partir de 2017. 147 soldados vão compor o quadro de militares atuantes na 7ªRPM após a capacitação. O Curso de Formação de Soldados terá início no dia 28 de julho e tem um prazo de duração de nove meses, com término previsto para abril de 2017.