Nos municípios que compõem a macrorregião Oeste, este é o terceiro caso da doença

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), confirmou no último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (10), um caso de Influenza A (H1N1), em Divinópolis.

Nos municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, este é o terceiro caso da doença confirmado neste ano. Anteriormente, foram registrados casos em Formiga e em Campo Belo, tendo este último se confirmado em óbito, posteriormente.

Sobre o caso em Divinópolis, o PORTAL CENTRO-OESTE procurou a prefeitura, que confirmou o caso, mas de acordo com a assessoria de imprensa, o paciente, de identidade não divulgada, não está mais internado e se recuperou da doença.

Síndrome Respiratória Aguda Grave

Em Minas Gerais, segundo o último levantamento, foram registrados 1.355 casos e 123 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Destes óbitos, 23 tiveram associação à vírus respiratórios.

Em relação aos óbitos por vírus respiratórios, 11 foram ocasionados pelo influenza A(H1N1)pdm09 e outras 12 são associadas a outros vírus da mesma especificação. Os municípios que registram óbitos de SRAG por influenza foram Belo Horizonte (06), Andrelândia (01), Campo Belo (01), Juiz de Fora (01), Leopoldina (01) e Uberlândia (01).

Casos de Srag

Resumidamente, em todo o ano, foram confirmados até esta segunda-feira (10), 75 ocorrências de Srag, causados pelo vírus da influenza (gripe). Destes, 11 evoluíram para óbito, sendo eles associados à influenza A(H1N1)pdm09.

Em relação à estes casos, 63 foram por influenza A(H1N1)pdm09, 05 por influenza A/H3, 02 por influenza A não subtipado, 02 por influenza A não subtipável e 01 por Influenza B e 02 por influenza não tipada.

No centro-oeste mineiro, até o momento, já foram constatados 45 ocorrências de Srag, obtendo quatro óbitos, em Campo Belo, Carmo do Cajuru, Divinópolis e São Gonçalo do Pará, por Influenza A(H1N1)pdm09, de acordo com a SES.