Em Divinópolis teste rápido pode ser feito de graça (Foto: Divulgação)

Em Divinópolis teste rápido pode ser feito de graça (Foto: Divulgação)

Somente no período de janeiro a maio deste ano, Divinópolis já teve 194 casos confirmados de Sífilis, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O número tem preocupado a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Segundo a enfermeira do CTA, Francisca Vanísia de Macedo Gomes o índice é alarmante e a maior parte dos casos só é constatada durante as ações itinerantes.

 

“A gente percebe que a maioria dos casos é encontrada nessas ações. Mas é importante lembrar que nós temos o serviço gratuito disponível na sede do SAE, e precisamos que as pessoas que possuem uma vida sexualmente ativa busquem a prevenção e o diagnóstico da doença. Principalmente as gestantes para evitar um possível aborto na gravidez, causado pela sífilis congênita” ressaltou.

 

As ações itinerantes são realizadas pelo SAE com o objetivo de identificar essa e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de oferecer o serviço de prevenção junto à comunidade. O trabalho do Serviço de Atendimento Especializado consiste na realização de acolhimento, entrevista para recebimento de orientações e realização do teste rápido de doenças como: sífilis, HIV e hepatite B e C, em que o resultado sai em poucos minutos. O SAE também realiza distribuição de folhetos e preservativos masculinos e femininos.

 

O serviço funciona na Policlínica situada na Avenida Getúlio Vargas, 550, no Centro. Ao realizar o teste e ser diagnosticada a doença, o paciente já é encaminhado para uma Unidade de Saúde, para que seja iniciado imediatamente o tratamento.