Secretário de Saúde diz que isolamento social ainda é a melhor medida de combate à Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (03/06), a terceira morte decorrente de Covid-19 em Divinópolis. O paciente, do sexo masculino, tinha 83 anos e era morador do bairro Belvedere. Testou positivo no dia 12 de maio e estava hospitalizado no Hospital Santa Lúcia desde o último dia 18. As informações são da plataforma “FormSUScap”.

Em relação ao número de pessoas com quadro clínico suspeito do novo coronavírus, os dados divulgados pelo Ministério da Saúde através da plataforma, são referentes à terça-feira (02), portanto se mantiveram 2176 notificações. 

Quanto ao número de confirmados houve um aumento de 16 casos; agora já são 198 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), contra 212 descartados. 148 pacientes estão recuperados da doença.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) encontra-se em 43,5%. Dos 62 pacientes internados, 16 apresentam quadro clínico compatível com o novo coronavírus. Outros 24 pacientes estão em enfermarias.

Das confirmações, o maior número de casos está entre os pacientes com idade entre 40 e 59 anos, são 91 ao todo. Um paciente possui idade entre 1 e 4 anos; três tem entre 5 e 9 anos, cinco entre 10 e 19 anos; 69 entre 20 e 39 anos; e 29 com mais de 60 anos. Sendo assim, 108 equivalem ao sexo feminino e 90, ao sexo masculino.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, lamenta o novo óbito e esclarece que o isolamento social ainda é a melhor medida de prevenção à Covid-19.

“É triste ter que dar esta notícia. Sentimos muito e gostaríamos de externar nossos sinceros sentimentos a família. A prefeitura, como também os profissionais de saúde, trabalham juntos e incansavelmente todos os dias no combate ao vírus, mas a população precisa fazer sua parte saindo de casa apenas quando necessário, e caso saia, que se adeque as normas sanitárias para evitar o contágio”, afirma.

A Prefeitura Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e ao mesmo tempo, cumprir com as normas impostas nas últimas deliberações. Os infratores das diretrizes de saúde estão sujeitos a penalidades. A população pode contribuir com o município, registrando uma denúncia no AppDivinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store, de forma gratuita.