Foto: Pablo Santos

Arthur Tótoli

Na manhã desta terça-feira(1),  aconteceu a solenidade de entrega e apresentação dos 24 novos ônibus adaptados para os deficientes que passaram a integrar a frota em Divinópolis. O evento foi realizado pelo Consórcio TransOeste, no pátio da Trancid.

Com isso, a cidade passa a ter uma das frotas mais novas do Brasil, com 1,9 ano de idade em média, já a média nacional é de 4.5 anos. Esse aumento dos veículos de transporte coletivo possibilitará maior qualidade e mais acessibilidade a milhares de pessoas que necessitam pegar ônibus coletivo regularmente.

Para o Secretário de Trânsito e Transporte, Simonides Quadros, além da melhora da qualidade, o trânsito na cidade também será beneficiado.

“Ter uma frota tão nova melhora a qualidade do serviço prestado aos divinopolitanos. Facilita a locomoção dos deficientes físicos e garante mais fluidez para o transito da cidade”.

Ainda segundo o secretário, 75% da frota possuí três portas e 25% duas portas, além de que 80% ainda conta com o motor que possuí uma nova tecnologia que emite menos gases tóxicos na atmosfera.

  • O Prefeito de Divinópolis falou sobre a busca pela melhora na questão do transporte coletivo.

“Começamos com 17 ônibus apenas adaptados e, desde o ano passado, são 100% da frota adaptada. Somos uma das primeiras cidades do Brasil a atingir a marca. Hoje entregando mais 24 carros temos uma das frotas mais novas do país. Estamos fazendo uma cidade com qualidade no transporte coletivo”

Segundo o Diretor do consórcio TransOeste, Felipe Carvalho, a chegada desses novos ônibus representam um fortalecimento para um transporte de qualidade.

 “Proporciona qualidade nas viagens e oferece mais conforto aos usuários. Temos muito para avançar e estamos trabalhando junto com a Prefeitura em políticas para dar atratividade ao transporte coletivo e transportar mais pessoas que é o nosso objetivo. As expectativas são de um melhor cumprimento da pontualidade das viagens e de um maior conforto aos usuários”.

Deficiente físicos e pessoas com algum incapacidade de locomoção sempre encontram dificuldades ao utilizar o transporte coletivo, como lembra o Presidente da Associação de Deficientes do Oeste de Minas (Adefon), Luciano Zeferino Saldanha, mas ele acredita que investimentos como esse proporcionam dignidade para essas pessoas.

 “Sou usuário do transporte coletivo da cidade. Antes, tinha poucos ônibus adaptados para os deficientes. No meu bairro não tinha e contava com ajuda de carona de amigos para ir até o Centro. Hoje o que está acontecendo é um sonho de ter todos os ônibus adaptados na cidade”, ressaltou.

Divinópolis alcançou 100% de acessibilidade me sua frota no ano passado (2014), com 160 veículos totalmente adaptados.