Quem não recadastrar terá o título cancelado (Foto: Divulgação)

Quem não recadastrar terá o título cancelado (Foto: Divulgação)

Divinópolis atingiu nessa terça-feira (19) 80% do eleitorado recadastrado biometricamente. O índice alcançado cumpre o mínimo de comparecimento estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os casos em que há revisão do eleitorado com biometria em municípios do País. Até o momento, exatos 127.562 eleitores já estão recadastrados. A média diária é de 931 atendimentos.

 

De acordo com a Resolução 23.335/2011/TSE, se o índice de 80% não for alcançado, “fica vedado o emprego da identificação biométrica nas eleições subsequentes”, entre outras consequências. A previsão era que a abstenção fosse de 20%, considerando o índice das eleições.

 

O recadastramento biométrico em Divinópolis começou em 15 de maio e termina no dia 29 deste mês (sexta-feira da próxima semana). A meta do TRE é que, ao final do prazo, haja o menor número possível de cancelamentos de títulos pelo não comparecimento dos eleitores. Ações de divulgação vêm sendo intensificadas nessa reta final, com novas mensagens em carros de som e em emissoras de rádio e TV, alertando para o final do prazo. Quem não comparecer, terá o título cancelado e não poderá votar em 2014, além de perder outros direitos.

 

Último sábado

 

Neste sábado (23), o último antes do encerramento do prazo para o recadastramento, haverá atendimento na sede dos cartórios locais (Rua Sete de Setembro, 818), das 9h às 18h. O Disque-Eleitor (148, custo de ligação local) também funcionará nesse dia, das 8h às 18h. De segunda a sexta-feira, os eleitores podem se recadastrar das 8h às 18h, na sede dos cartórios, e das 8h às 17h no posto de atendimento na Avenida 1º de junho, 218 (antigo PSIU).