“A preocupação com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, não deve ser deixada de lado”, alerta Saúde
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou os dados atualizados da dengue no município. Ao todo, foram notificados 376 casos da doença. Destes, 129 estão confirmados, 55 foram descartados e 192 ainda estão em aberto.
Em tempos de pandemia global provocada pelo coronavírus (Covid-19), a preocupação com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, não deve ser deixada de lado nesse período de isolamento social, uma vez que a grande maioria dos focos de infestação estão localizados nas residências.
O secretário de Saúde, Amarildo de Sousa alerta que a população deve se mobilizar contra a dengue.
“Os cidadãos devem fazer sua parte para eliminar os focos de dengue. Tirem água parada localizada em vasos de plantas, garrafas e piscinas sem uso, tampem poços, cisternas e caixas d’água. Com a colaboração de todos, vamos combater o mosquito”, ressalta o secretário.
A gestão municipal continua executando medidas para controlar os índices elevados de infestação da dengue, como o bloqueio de transmissão dos casos notificados nas ruas, principalmente nos bairros onde há mais notificações, ressaltando que o inseticida mata somente os mosquitos adultos. É importante que munícipes verifiquem seus quintais e não deixem acumular água.