Vagas foram ampliadas; Taxa de ocupação com quadro clínico compatível com a doença é de 17%
O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) foi ampliado em Divinópolis. De 56 pulou para 65, conforme boletim divulgado nesta quinta-feira (04) pela Secretaria Municipal de Saúde (SUS). Com este aumento, a cidade passa a contar com 143 considerando também os disponíveis na rede suplementar. Do total, 94 são destinados ao tratamento de pacientes com quadro clínico compatível com Covid-19.
A taxa de ocupação dos leitos para o novo coronavírus é de 17%. Segundo o boletim, 16 pacientes estão no UTI com suspeita ou confirmado para a doença. Já se for considerado os números gerais de internações em UTI’s, é de 48,3%.
Divinópolis possui, também, 135 leitos de enfermaria. Este setor está com 15,6% de sua ocupação total.
Dados atualizados da doença
Com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde, através da plataforma “FormSUScap”, o número de pessoas com quadro clínico suspeito da doença subiu para 2238 e destes, 213 foram descartados e 204 confirmado. A cidade tem três óbitos. O número de pacientes recuperados é de 148.
O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, esclarece que o isolamento social ainda é a medida mais efetiva na prevenção à Covid-19. “O poder público age todos os dias no combate ao vírus, mas a população precisa fazer sua parte. Saia de casa apenas quando necessário e, caso seja, se adeque as normas sanitárias para evitar o contágio”, esclarece.