Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025.(FOTO: Divulgação PMD)
Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025, conforme o último LIRAa (Foto: Divulgação PMD)

Município investiga três mortes em decorrência da doença, dentre elas a do adolescente de 14 anos

Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, registra uma média de 2,1 casos confirmados de dengue por dia, conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nesta quarta-feira (12/2). Os dados consideram o período entre 1º de janeiro e 12 de fevereiro de 2025 e indicam um cenário preocupante, com 93 confirmações da doença, além de três óbitos em investigação, entre eles o de um adolescente de 14 anos.

Casos de Dengue em Divinópolis

De acordo com o levantamento, houve a notificação de 223 casos de dengue, dos quais 93 confirmados. Além disso, 34 pessoas precisaram de internação hospitalar devido a complicações da doença. O óbito de um adolescente de 14 anos, ocorrido no último dia 7 de fevereiro, é investigado como possível consequência da dengue grave.

O jovem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, com febre alta, dores no corpo, náuseas, manchas na pele, além disso, sinais laboratoriais de dengue no estágio mais severo, conhecido como Grupo D.

Chikungunya e Zika Vírus

Além da dengue, Divinópolis também registrou 11 notificações de chikungunya, com dois casos confirmados, uma hospitalização e nenhum óbito até o momento. Em relação ao Zika vírus, não houve nenhum caso notificado, confirmado ou internação registrada.

Adolescente de 14 anos morre com suspeita de dengue grave em Divinópolis
Divinópolis redefine ações de combate à dengue após morte suspeita pela doença

Bairros com Mais Casos de Dengue em Divinópolis

Os bairros com maior número de notificações de dengue são:

  • Centro: 14 casos
  • Bom Pastor: 12 casos
  • Tietê: 10 casos
  • Catalão: 9 casos
  • Afonso Pena e Terra Azul: 8 casos cada

📌Outros bairros, como Davanuze, Jardinópolis, Maria Peçanha e São José, registraram sete notificações cada.

Ações de Combate Intensificadas

Diante do aumento dos casos e da confirmação de um óbito suspeito, a Prefeitura anunciou a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Conforme o órgão, uma das principais medidas é a exigência de, no mínimo, 25 visitas diárias por agente de endemias, eliminando a prática de acumulação de visitas em determinados dias.

Além disso, os mutirões de limpeza serão ampliados para os finais de semana, com o objetivo de alcançar mais bairros em menos tempo e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Alerta e Prevenção

A Semusa reforça a importância de os moradores manterem quintais limpos, eliminarem recipientes que possam acumular água e permitirem o acesso dos agentes às residências.

📌O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apontou que o município enfrenta condições propícias para a proliferação do mosquito, com risco de nova epidemia.