
Espaço inédito na região promoverá inclusão e lazer, com brinquedos adaptados e estímulos sensoriais para crianças atípicas.
Divinópolis ganhará um espaço inovador destinado à inclusão e socialização de crianças com deficiência. A novidade anunciada pelos vereadores Matheus Dias (Avante) e Washington Moreira (Solidariedade) na reunião ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (20/2)
O anuncio ocorreu após um encontro dos parlamentares com o prefeito Gleidson Azevedo (Novo), na manhã desta quinta-feira.
A proposta é construir uma praça sensorial que será adaptada para crianças atípicas, com o objetivo de estimular os cinco sentidos e proporcionar lazer e socialização para as famílias.
- Prefeitura de Divinópolis alerta sobre golpes de falsos servidores da Saúde
- Pré-carnaval Divinópolis: veja como fica o trânsito
- Prefeitura apura prática de vilipêndio contra cadáver em cemitério
- Funcionária de escola é presa por injuria racial contra aluna
- Diocese divulga datas do mutirão de confissão nas paróquias de Divinópolis
“Hoje, (quinta-feira 20/2) pela manhã, estivemos na Prefeitura Municipal de Divinópolis, conversando com o prefeito Gleidson e também com a vice-prefeita Janete Aparecida. Durante a reunião, trouxemos uma grande novidade para a cidade. Uma das maiores queixas das mães de crianças com deficiência, como aquelas com síndromes, autismo e dificuldades de desenvolvimento, é a falta de espaços adequados para o lazer e socialização dos seus filhos. Pensando nessas famílias, vamos construir uma praça sensorial, um espaço inédito em nossa região”, anunciou o vereador Matheus.
Praça sensorial
A equipe elabora o projeto com base em um estudo técnico em andamento. A praça sensorial ficará na região da rodoviária de Divinópolis, um ponto de fácil acesso e com grande fluxo de transporte público.
O espaço contará com elementos naturais e sustentáveis que estimularão os sentidos das crianças: tato, olfato, audição, visão e paladar.
Além disso, será um local acessível e seguro, com brinquedos adaptados, banheiros acessíveis, fraldários e até mesmo um jardim sensorial.
“Será um local de inclusão, socialização e lazer para as crianças, e estamos muito felizes com a parceria da Prefeitura para tornar esse projeto realidade”, disse Matheus.
O vereador também destacou que o projeto será pioneiro no estado. “Já realizamos diversas pesquisas e não encontramos nenhum espaço público em Minas Gerais com esse tipo de praça sensorial. Até mesmo em outras cidades como Belo Horizonte, que têm shoppings com espaços para crianças atípicas, as famílias de Divinópolis precisam viajar para usufruir desses locais. Agora, com esse projeto, vamos proporcionar um espaço adequado para elas aqui mesmo”, explicou o vereador.
Matheus também agradeceu ao prefeito Gleidson, à vice-prefeita Janete Aparecida e ao vereador Washington Moreira pelo apoio.
“Muitas famílias, especialmente as de mães atípicas, enfrentam dificuldades financeiras e precisam viajar para que seus filhos tenham acesso a esse tipo de ambiente. Com essa praça sensorial, vamos mudar essa realidade para essas famílias”, completou.
Durante a reunião, além disso, também trataram de questões logísticas do projeto, como a viabilidade da localização na rodoviária e, ainda, o apoio do secretário Paulo na elaboração do projeto.
O vereador Washington Moreira reforçou a importância da iniciativa. “Essa praça será um exemplo de dignidade para as crianças com deficiência e suas mães. Será uma obra inédita que trará mais inclusão para a nossa cidade e também para toda a região”, concluiu.
DTC
Durante a reunião, também discutiram outros projetos voltados à inclusão, como a construção de um Centro de Referência em Atendimento Inclusivo, no antigo espaço do DTC (Divinópolis Tênis Clube), que está sendo elaborado com recursos provenientes de repactuação com a Copasa.
O centro, portanto, será um espaço dedicado ao atendimento de pessoas com deficiências e, além disso, contará com um ambiente totalmente adaptado e acessível.
“Este projeto será inovador e trará um benefício enorme, especialmente para as mães de crianças com deficiência do município. Além disso, será um espaço público e aberto para toda a população, atendendo às famílias com crianças atípicas e PCDs”, destacou o vereador Washington Moreira.
Além disso, no que diz respeito à área do antigo DTC, o município planeja transformar o local em um complexo esportivo e cultural, com a construção de novas instalações, incluindo quadras esportivas e um centro de convenções para eventos e feiras.
O custo estimado para a reforma do DTC gira entre 2 e 3 milhões de reais. Nesse sentido, esses recursos virão de emendas parlamentares, garantindo o financiamento do projeto.
A área também contará com uma piscina, que, além de ser mantida, passará por reformas. Além disso, o projeto visa dar uma nova vida ao espaço, integrando a criação de ambientes que atendem tanto à prática esportiva quanto à promoção de atividades culturais.
“Estamos acompanhando de perto a evolução desses projetos e tenho certeza de que Divinópolis dará um grande passo para se tornar uma cidade mais inclusiva e acessível para todos”, afirmou o vereador Washington.