Divinópolis: Universidades públicas alcançam nota máxima no Enade

Fies mensalidade das universidades

Saiba quais foram os cursos com melhor avaliação; Faculdades particulares não atingiram a pontuação máxima

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2019 foi publicado nesta terça-feira (20). Foram avaliadas 4 instituições de ensino superior de Divinópolis, 2 delas privadas: Faculadade Pitágoras e Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) e 2 públicas: Universidade Federal de São João Del Rei- Campus Dona Lindu e Universidade do Estado de Minas Gerais. Essas duas últimas tiveram cursos avaliados com a nota máxima do exame (5).

Os índices de avaliação vão de 1 a 5 e medem a qualidade dos cursos com base no desempenho dos alunos no exame. Quanto mais alta for a pontuação, melhor o desempenho dos estudantes. De acordo com o texto disponibilizado no relatório dos resultados, a nota final do curso depende de duas variáveis: o desempenho dos estudantes concluintes na Formação Geral e o desempenho dos estudantes concluintes no Componente Específico.

“O Enade, como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de  graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento “, explica o documento.

Pontuações

O curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais em Divinópolis alcançou a nota máxima da avaliação. Foram avaliados 6 cursos da instituição, 3 engenharias (civil, computação e de produção), o curso de enfermagem e o de fisioterapia. O curso de engenharia civil ficou próximo da nota máxima, obtendo 4 pontos. Já os demais cursos obtiveram a pontuação 3.

A sede da Universidade Federal de São João Del Rei do município também teve pontuação máxima em um de seus cursos, o de farmácia. Também foram avaliados os cursos de medicina e enfermagem, que obtiveram nota 4.

A Faculdade Pitágoras foi a que teve mais cursos avaliados, com 9 ao todo. Do total, 6 cursos são de engenharia (civil, ambienta, controle e automação, produção, elétrica e mecânica). Os cursos de enfermagem e farmácia da instituição também foram avaliados, além do de arquitetura e urbanismo. A nota mais alta atingida foi 4, do curso de farmácia. Os demais foram avaliados com 3 (engenharia ambiental e civil) e 2 (enfermagem, demais engenharias e arquitetura). 

Houve uma variação das áreas avaliadas na instituição no ano de 2019 em comparação ao ano anterior (2018), quando foram analisados cursos da área de humanas como jornalismo, que teve nota 4, publicidade e propaganda, também nota 4 e psicologia, com nota 3. 

A Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) teve apenas 2 de seus cursos avaliados: biomedicina, que obteve pontuação 2 e o curso de fisioterapia, que obteve nota 3 no exame.

Fernanda Barreto

Fernanda Barreto

19 anos, estudante de jornalismo na Faculdade Pitágoras, Divinópolis-MG.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.